Está-se cada vez mais a aproximar a fase decisiva do campeonato, já que faltam apenas cinco jornadas para o final. O FC Porto mantém-se na liderança com seis pontos de vantagem sobre o Sporting, numa jornada em que os azuis e brancos recebem o Portimonense e os verdes e brancos têm pela frente mais um dérbi da segunda circular frente ao Benfica.

Antes, no sábado, frente ao Portimonense, a equipa de Sérgio Conceição vai entrar moralizada depois de ter fixado um novo máximo na Liga, ao ter chegado ao jogo 57 sem perder na competição maior do futebol português, depois do triunfo pela margem mínima em Guimarães (1-0). Os dragões estabeleceram assim um novo recorde de invencibilidade no principal escalão do futebol português, ultrapassando o registo do Benfica de John Mortimore (56 partidas sem ser derrotado).

Para o encontro no Dragão, o FC Porto vai querer naturalmente garantir o triunfo para assim colocar pressão no Sporting, naquele que até pode ser um fim de semana decisivo para as contas do título, caso os homens de Conceição somem os três pontos e o Sporting ceda frente ao Benfica no estádio José Alvalade. Mesmo que tal não suceda e as duas equipas somem os três pontos, ficam apenas a faltar quatro jornadas para o final da prova, com os dragões naturalmente destacados para conquistarem o título.

Guia de forma

Para a Liga o FC Porto soma por vitórias os últimos cinco embates, depois dos triunfos frente a V. Guimarães (0-1), Santa Clara (3-0), Boavista (0-1), Tondela (4-0) e Paços de Ferreira (2-4). Foi na 24.ª jornada que os azuis e brancos cederam pontos pela última vez, depois do empate em casa frente ao Gil Vicente a uma bola.

O Portimonense está a atravessar um momento absolutamente terrível no campeonato, depois de apenas na última jornada ter almejado a primeira vitória na I Liga em 2022, com a receção ao Famalicão (1-0). A equipa algarvia ocupa o 12.º lugar da tabela com 32 pontos, a sete pontos da 'linha de água'.

Histórico de Confrontos

FC Porto e Portimonense vão defrontar-se pela 38.ª vez em jogos do campeonato, num histórico dominado pelos dragões. São 29 vitórias para os portistas, quatro para os algarvios, com as duas equipas a empatarem em quatro ocasiões.

Os azuis e brancos somam 13 triunfos consecutivos em outros tantos confrontos. A última vitória do Portimonense teve lugar na temporada de 86/87, com uma vitória por 1-0.

No dragão, os números já de si incontestáveis, são reveladores da total superioridade portista: 18 vitórias contra nenhuma do Portimonense.

O que dizem os treinadores

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: “[É] um jogo que representa uma final para nós. Num jogo, tudo pode acontecer. Temos de olhar para este Portimonense, não para os últimos meses, mas sim para aquilo que é o Portimonense no seu todo. Isto é, nos jogos fora, o Portimonense estava em sexto lugar, com quinze golos marcados, quinze sofridos”, disse o treinador portista.

Paulo Sérgio, treinador do Portimonense: “Não preparo os jogos de maneira diferente, com mais ou menos ambição, porque há uma mentalidade que queremos no grupo e não irá alterar-se amanhã [sábado] no jogo com o FC Porto”, afirmou o técnico dos algarvios.

Arbitragem

Tiago Martins vai arbitrar a receção do líder FC Porto ao Portimonense, no sábado, de acordo com as nomeações divulgadas pelo Conselho de Arbitragem (CA) da FPF. O árbitro da Associação de Futebol de Lisboa terá como assistentes Bruno Jesus e Hugo Ribeiro, sendo Ricardo Baixinho o quarto árbitro. O VAR será Vítor Ferreira, assistido por Nélson Cunha.