O FC Porto venceu, este sábado, o Rio Ave por 1-3, em jogo da 33.ª e penúltima jornada do campeonato português, disputado em Vila do Conde. Postiga (5’) abriu o marcador para a equipa da casa, mas os tentos de Layún (g.p 20’), Sérgio Oliveira (57’) e Varela (87’) fizeram a reviravolta no marcador e o regresso do FC Porto aos triunfos.

O FC Porto apresentou-se na tarde chuvosa em Vila do Conde com muitas novidades no onze inicial face ao desaire na última jornada com o Sporting. O técnico José Peseiro escolheu fazer sete alterações na equipa, com destaque para os regressos de Marcano e André André à titularidade após longa ausência por problemas físicos. Ikea Casillas ficou no banco e foi Helton o guardião dos Dragões.

Logo aos cinco minutos, Wakaso roubou a bola a Brahimi, tocou para Postiga e o avançado português rematou forte e bem colocado de fora da área, inaugurando o marcador em Vila do Conde com um golaço.

A meio do primeiro tempo, Layún cruzou na esquerda para a área e André Silva acabou derrubado por Edimar, com Bruno Paixão a apontar para a marca de castigo máximo. Na conversão, Layún rematou de forma irrepreensível, sem hipótese de defesa para o guarda-redes Cássio.

As duas equipas foram para o intervalo, com as estatísticas a mostrarem uma posse de bola de 66% para os azuis e brancos, contra os 34% do Rio Ave.

Já no segundo tempo, aos 57 minutos, Layún apontou um pontapé de canto, Wakaso cortou de cabeça e a bola sobrou à entrada da área para Sérgio Oliveira, que rematou fortíssimo, batendo Cássio e fazendo a reviravolta no marcador.

Até ao final do encontro, o Rio Ave tentou mudar o rumo do encontro e as entradas de Ukra e Bressan deram outro espirito à equipa orientada por Pedro Martins, mas não foram suficientes para conseguir os três pontos.

A poucos minutos para o final da partida, Varela escapou bem à defesa do Rio Ave, após bom passe de Maxi Pereira, recebeu bem e rematou ainda melhor para o terceiro golo portista.

Com este resultado, o FC Porto mantém o terceiro lugar, que já está garantido há algum tempo, enquanto o Rio Ave perdeu a oportunidade de subir ao sexto lugar, ocupado pelo Paços de Ferreira, que perdeu (1-4) ontem em casa com o Tondela. A formação de Vila do Conde poderá ainda perder o sétimo lugar, caso o Estoril vença, na segunda-feira, o Arouca.