FC Porto e Sporting chegam ao quarto clássico da época, na sexta-feira, para a 21.ª jornada da I Liga de futebol, com o terceiro emparelhamento técnico diferente, tendo a dupla troca ‘leonina’ precedido a única mexida nos ‘dragões’.
Onze dias depois da sua apresentação como sucessor de Vítor Bruno, na sequência de uma saída litigiosa dos mexicanos do Cruz Azul, o treinador argentino Martín Anselmi vai estrear-se no Estádio do Dragão e em clássicos ao terceiro encontro no banco portista.
O FC Porto, terceiro classificado da I Liga, tenta equilibrar o histórico em 2024/25 com o campeão nacional e líder isolado Sporting, que designou há pouco mais de um mês Rui Borges como terceiro técnico da temporada e ganhou dois dos três desafios anteriores.
A exceção deu-se logo no arranque oficial de 2024/25, em 03 de agosto de 2024, com os ‘dragões’ a inverterem uma desvantagem de três golos rumo à conquista da Supertaça Cândido de Oliveira (4-3, após prolongamento), em Aveiro, na estreia como treinador principal de Vítor Bruno, ex-adjunto de Sérgio Conceição, de quem se separou no verão.
Comandados na altura por Ruben Amorim, campeão em 2020/21, após um interregno de 19 anos, e 2023/24, os ‘leões’ ripostaram em casa na quarta ronda da I Liga (2-0), em 31 de agosto, e isolaram-se no primeiro lugar, desfazendo a invencibilidade ‘azul e branca’.
Os dois rivais só voltariam a cruzar-se em 07 de janeiro, quase duas semanas depois de Rui Borges ter rendido João Pereira, promovido em novembro da equipa B ‘leonina’, da Liga 3, como sucessor de Amorim, transferido para os ingleses do Manchester United.
O Sporting derrotou o FC Porto nas meias-finais da Taça da Liga (1-0), em Leiria, onde, quatro dias mais tarde, viria a perder a segunda decisão interna da temporada frente ao Benfica no desempate por grandes penalidades (6-7, após empate 1-1 nos 90 minutos).
Se os ‘leões’ não mexeram mais no comando, os ‘dragões’ iniciaram nessa ‘final four’ da competição mais jovem do futebol profissional nacional a segunda série de três derrotas esta época, que levou ao despedimento de Vítor Bruno na segunda quinzena de janeiro.
José Tavares, diretor da formação ‘azul e branca’, assumiu a transição interina por dois desafios até à chegada de Martín Anselmi, o quinto argentino no banco do FC Porto, na senda dos já falecidos Eladio Vaschetto, Alejandro Scopelli, Francisco Reboredo e Lino Taioli, bem como o primeiro estrangeiro desde o espanhol Julen Lopetegui (2014-2016).
Esta não é a primeira vez que FC Porto e Sporting trocam de treinador na mesma época, sendo que o caso mais célebre remonta a 1993/94, quando o inglês Bobby Robson deu lugar nos ‘leões’ ao ex-selecionador nacional Carlos Queiroz à 11.ª jornada, mas viria a render o jugoslavo Tomislav Ivić nos ‘dragões’ à 18.ª, levando consigo da passagem por Alvalade o então adjunto José Mourinho, que atualmente treina os turcos do Fenerbahçe.
Sem conquistas no Sporting, o já falecido Robson foi bicampeão em duas temporadas e meia pelo FC Porto, iniciando o trajeto ‘azul e branco’ rumo ao inédito ‘penta’, de 1994/95 e 1998/99, por entre duas Supertaças (1993 e 1994) e uma Taça de Portugal (1993/94).
O FC Porto, terceiro colocado, com 42 pontos, recebe o campeão nacional e líder isolado Sporting, com 50, na sexta-feira, a partir das 20:15, no Estádio do Dragão, no Porto, no encontro de abertura da 21.ª jornada da I Liga.
Comentários