O FC Porto venceu este domingo o Anzoatégui, por 4-2, no primeiro jogo particular da digressão portista pela América do Sul.

Com o argelino Ghilas no onze inicial, os dragões rapidamente ameaçaram a baliza venezuelana, mas o avançado desperdiçou uma boa ocasião aos dois minutos, permitindo a defesa do guardião Edixon González.

Os anfitriões não se deixaram atemorizar pelo susto inicial e responderam aos 14' em contra-ataque, por David Moreno, com o remate a sair ao lado da baliza de Fabiano.

O jogo entrou então numa toada mais equilibrada, até o nulo ser desfeito aos 39 minutos.

Aguilar desmarcou-se na área a aproveita da melhor maneira um desentendimento entre Fabiano e Mangala para inaugurar o marcador.

A resposta da equipa de Paulo Fonseca surgiu após o intervalo, com a entrada dos cotados Danilo, Lucho González e Jackson Martinez.

As alterações rapidamente surtiram efeito e o empate chegou aos 53', num golo construído a partir do banco de suplentes. Danilo fugiu pelo flanco e cruzou para o cabeceamento do 'Cha cha cha'.

Porém, o Anzoatégui não demorou mais do que nove minutos a responder e voltou a adiantar-se aos 62', por Juan Fuenmayor, assinando o 2-1.

Só que o FC Porto da segunda parte já traduzia uma imagem mais próxima do seu valor real. Assim sendo, os venezuelanos não conseguiram resistir e o FC Porto conseguiu não só o empate mas também a reviravolta e em apenas dois minutos.

Mangala e Varela, aos 64 e 65, fizeram os golos portistas. O triunfo só chegou à sua expressão final nos descontos, com o FC Porto a elevar para 4-2, uma vez mais por Varela.