O FC Porto venceu, este domingo, o Gil Vicente por 2-0, em jogo da 32.ª jornada do campeonato português, disputado no Estádio do Dragão. Jackson Martínez marcou (12’ e 86’) os dois golos da partida e volta a colocar os Dragões a três pontos do líder Benfica.
Para este encontro, Julen Lopetegui optou por deixar o espanhol Cristian Tello no banco de suplentes. O extremo está recuperado da lesão contraída no início de abril e o treinador portista achou que o jogador ainda não estaria pronto para jogar os 90 minutos, tendo jogado apenas os 10 finais. Sendo assim, Quaresma foi titular, ao lado de Jackson e Brahimi.
Aos 10 minutos da partida, Jackson foi derrubado na área gilista por Cadu e o árbitro Bruno Esteve assinalou grande penalidade. Na conversão, o guarda redes Adriano parou o remate de Ricardo Quaresma. Contudo, segundo depois, na sequência de um pontapé de canto, o extremo português cruzou para Jackson Martínez e este cabeceou certeiro, colocando o FC Porto em vantagem.
Aos 34 minutos, a formação de Barcelos esteve muito perto do empate. Após cruzamento para a área, João Vilela apareceu a desviar de cabeça e a bola passou muito perto do poste onde se encontrava um desprevenido Helton.
Uma primeira parte sem muita história para contar, valendo a eficácia de Jackson Martínez.
Minutos depois de dar início o segundo tempo, Lopetegui ‘lançou’ Rúben Neves e Evandro para os lugares de Casemiro e Herrera respetivamente.
Aos 74 minutos, a equipa da casa teve o cenário montado para aumentar a vantagem no marcador. Martins Indi surgiu sem marcação ao segundo poste e rematou aos ferros. Na recarga, Evandro fez o mais difícil ao atirar novamente ao outro poste.
Aos 80 minutos, Cristian Tello regressou aos relvados, um mês depois. Brahimi foi o jogador que deu o lugar ao espanhol emprestado pelo Barcelona.
Jackson Martínez foi o responsável por acordar o Estádio do Dragão com um golo de bicicleta, quando tudo parecia indicar que o jogo iria terminar com uma vantagem mínima. Um grande golo do colombiano. Com este ‘bis’, o internacional colombiano recupera a liderança na lista de melhores marcadores do campeonato, agora com 20 golos, mais dois do que Jonas, do Benfica.
Com esta vitória, o FC Porto adia a decisão do título do campeonato português de futebol. Caso o Benfica vença, na próxima jornada, em Guimarães, os encarnados sagram-se campeões nacionais, independentemente do que faça o FC Porto em Belém.
Por outro lado, o aflito Gil Vicente continua no penúltimo lugar da classificação. As duas últimas jornadas serão de agonia para a formação de Barcelos.
Comentários