O FC Porto venceu, este domingo, o Arouca por 1-3, em jogo da sétima jornada do campeonato português, que se disputou no Estádio Municipal de Arouca. Jackson Martínez e Quintero marcaram os golos que valeram ao FC Porto o regresso à liderança da I Liga.
O Sporting venceu, ontem, o Vitória de Setúbal e tinha assumido a liderança provisória do campeonato português, lugar roubado ao FC Porto que, esta tarde, tinha a missão de vencer o Arouca e regressar assim ao cimo da tabela classificativa.
Para este desafio, e face ao último jogo no Dragão contra o Atlético de Madrid, Paulo Fonseca surpreendeu ao "chamar" o médio mexicano Hector Herrera para a titularidade na equipa do FC Porto, deixando Defour no banco de suplentes. Josué manteve-se na equipa principal, enquanto Licá viu o jogo desde o banco.
Foi o FC Porto que tomou a iniciativa do encontro durante os primeiros minutos e daí resultou o primeiro golo da partida. Aos 12 minutos, numa boa investida de Alex Sandro, que percorreu meio-campo, o defesa brasileiro encontrou Jackson Martínez na área do Arouca, serviu-o, e o ponta de lança colombiano não falhou, abrindo o marcador no Estádio Municipal de Arouca. 
Ainda durante a primeira parte, os lances perigosos de Jackson (24’) e Lucho (30’) podiam ter dilatado a vantagem dos azuis e brancos. Nota positiva para Herrera, que cumpriu (e bem) a sua missão no meio-campo.
Do lado da equipa da casa, o Arouca pressionou muito na primeira fase de construção dos portistas, mas as saídas para o ataque mostraram-se atabalhoadas com maus passes. Depois do golo, a formação orientada por Pedro Emanuel até conseguiu jogar sem medo no meio campo do FC Porto, mas sem criar lances de perigo.
A segunda parte começou com um lance polémico perto da área do Arouca. Bruno Amaro rematou à entrada da área e a bola acabou por bater nos braços de Mangala. Jogadores e equipa técnica do Arouca pediram falta, mas o árbitro nada assinalou, por ter achado que o remate foi à queima-roupa. 
Já com Licá e Ricardo em campo, Jackson bisou na partida aos 74 minutos, e aqui com um grande trabalho do central Otamendi, que assumiu a posição de um extremo. Balde de água fria para o Arouca de Pedro Emanuel, que até estava ser a equipa mais lutadora na etapa complementar.
Já nos instantes finais da partida, num livre direto, o Arouca conseguiu reduzir a desvantagem por intermédio de Pintassilgo. Mas Quintero, que tinha entrado há menos de dois minutos, marcou o terceiro para os azuis e brancos, selando o marcador.
Com esta vitória, o FC Porto regressa ao primeiro lugar do campeonato português, com 19 pontos, mais dois que os Leões de Alvalade. A I Liga sofrerá uma paragem de quase três semanas, para os últimos jogos de apuramento para o Mundial 2014 e a terceira eliminatória da Taça de Portugal. Quando regressar, há um duelo entre o primeiro e segundo classificado, um FC Porto e Sporting no Dragão.