O FC Porto recebeu e venceu o Vitória de Guimarães por 1-0, em jogo da 28.ª jornada da I Liga. Um golo de Moussa Marega, no início da segunda parte (49’), foi suficiente para a equipa de Sérgio Conceição garantir os três pontos.

Com a sétima vitória consecutiva no campeonato, os 'dragões' chegam aos 66 pontos e aproveitam o deslize do Sporting para encurtar distâncias - estão agora a quatro pontos da liderança. Já o Vitória de Guimarães regressou às derrotas – a quinta nos últimos seis jogos – e está no 6.º lugar, com 38 pontos.

Sérgio Conceição fez três mudanças em relação à equipa que iniciou o jogo contra o Nacional. O lesionado Zaidu foi rendido por Nanu enquanto Marega e Otávio ocuparam os lugares de Luis Díaz e Grujic, respetivamente. Por sua vez, Bino repete a equipa que bateu o Santa Clara na ronda anterior (1-0).

O Vitória entrou melhor e conseguiu deixar alguns avisos a abrir o jogo. Depois de falhar o remate aos 7 minutos, Edwards fintou Mbemba e cruzou rasteiro para o segundo poste, mas Otávio impediu o desvio de Sacko (9') com um corte providencial.

Depois de um primeiro quarto de hora mais amorfo, o FC Porto passou a assumir as rédeas da partida e manteve-se por cima até ao intervalo, apesar das dificuldades em furar a organização dos minhotos. Taremi esteve perto de marcar aos 17', ao lançar-se de carrinho para uma bola mal despachada por Mumin, e depois aos 21', com Pepe a isolar o iraniano que desviou para uma enorme defesa de Bruno Varela.

A segunda parte começou com o golo do FC Porto num lance de contra-ataque muito rápido. Mumin parecia ter a bola dominada, mas permitiu o desarme a Marega, que conseguiu aguentar a pressão do defesa vitoriano e bater Varela com um pontapé de pé esquerdo. O avançado maliano não festejava um golo há cerca de mês e meio.

Os dragões não baixaram a intensidade e aos 56' Bruno Varela sacudiu como pôde um pontapé fortíssimo de Otávio já na área, tendo voltado a brilhar aos 68' com Marega pela frente. Pelo meio, André Amaro introduziu a bola na própria baliza quando tentava o corte, mas havia fora de jogo de Marega no início do lance.

O Vitória teve uma oportunidade para empatar aos 73', mas Marchesín voou para defender o livre de Pepelu. Apesar da vantagem mínima, o FC Porto conseguiu controlar o jogo até ao fim, com Sérgio Conceição a mexer na equipa apenas nos últimos 15 minutos - Francisco Conceição ainda enviou uma bola ao ferro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.