A Direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu hoje chumbar a proposta de alargamento da I Liga, aprovado pela Assembleia Geral da Liga de clubes, considerando que não respeita os princípios da competição.
«A Direção da Federação Portuguesa de Futebol não pode concordar com as propostas da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, nos termos em que elas se apresentam. Por um lado, elas não respeitam os princípios da estabilidade e integridade das competições. Por outro lado, não asseguram cabalmente a integração do Boavista FC Futebol, SAD, na I Liga», refere um comunicado da FPF.
Na AG extraordinária da LPFP de 06 de abril, a proposta de alargar o campeonato principal a 18 clubes, recorrendo à disputa de uma "liguilha" para preencher a 18.ª vaga (o 17.º será o Boavista), a realizar no final da presente temporada, envolvendo os dois últimos classificados da I Liga e os terceiro e quarto da II Liga, foi aprovada por maioria simples.
Esta decisão da FPF serviria para recolocar o Boavista na I Liga, após a decisão do Conselho de Justiça da FPF, que deu provimento ao recurso dos “axadrezados” à punição de descida de divisão, na sequência do caso “Apito Dourado”.