O Feirense venceu hoje o Vitória de Setúbal, por 2-0, em jogo da 32.ª jornada da I Liga de futebol, resultado que permitiu ao conjunto nortenho deixar os lugares de descida, enquanto os sadinos caíram para 16.ºs.

O avançado João Silva, autor de dois golos, ambos na segunda parte, foi a figura do encontro em que o Feirense conquistou os primeiros pontos da segunda volta da prova fora de portas.

Numa primeira parte de muita luta, mas fraca qualidade, os sadinos, na ressaca da goleada (5-1) sofrida com o FC Porto, foram os primeiros a visar a baliza quando, aos 15 minutos, Edinho rematou sobre a trave após canto na esquerda de Wallyson.

Volvido um minuto, o Feirense respondeu na melhor oportunidade que dispôs para marcar no primeiro tempo. Patrick Vieira perdeu a bola para Crivellaro em zona perigosa, permitindo que este lançasse João Silva. O golo só não aconteceu devido a defesa atenta do guardião Cristiano.

Apesar de ter mais posse de bola, o Vitória de Setúbal raramente teve a clarividência para chegar com perigo à baliza de Caio Secco. As exceções foram um remate do meio da rua de André Pereira [regressou ao onze por troca com João Amaral], aos 35 minutos, e um livre direto de Edinho (43) travado pelo guardião do Feirense.

Aparentemente insatisfeito com a igualdade registada no marcador, o Vitória de Setúbal entrou mais veloz e dinâmico na segunda parte, conseguindo, apesar da falta de acerto na zona de finalização, deixar a defesa do Feirense em sobressalto num par de ocasiões nos minutos iniciais.

Contra a corrente de jogo, aos 63 minutos, o Feirense chegou ao golo por intermédio de João Silva. Assistido por Hugo Seco, o avançado, que em 2011/12 representou os setubalenses, ganhou a bola entre Patrick Vieira e Yohan Tavares e, à saída de Cristiano, colocou a bola fora do alcance do guarda-redes.

A perder por 1-0, os anfitriões esboçaram uma reação para repor a igualdade, mas sem a tranquilidade necessária. Num desses lances, aos 70 minutos, Patrick Vieira faz um cruzamento na esquerda que passou a escassos centímetros da baliza de Caio Secco sem que ninguém desviasse a bola para a baliza.

Aos 87 minutos, o Feirense conseguiu fazer o 2-0, graças a novo golo de João Silva. Após canto de Crivellaro na direita, o atacante, ao segundo poste, cabeceou para o segundo da sua equipa e da sua conta pessoal.

Atordoados pelo golo, os sadinos só não voltaram a sofrer o terceiro porque Luís Aurélio viu o guarda-redes Cristiano, que tinha ficado mal na fotografia no 2-0, evitar o avolumar da vantagem do Feirense, que conquistou três preciosos pontos na luta pela permanência.

Na tabela, o Feirense ‘trepou’, à condição, do 17.º para o 14.º lugar, com 30 pontos, enquanto o Vitória de Setúbal, que somou a quinta derrota em casa, caiu para 15.º, com 29.

Ainda com os encontros da ronda 32 por cumprir, o Paços de Ferreira soma os mesmos 29 pontos, seguindo no 16.º posto, enquanto nos dois últimos lugares estão o Desportivo das Aves, 17.º, com 28, e o Estoril-Praia, 18.º, com 26.

*Artigo atualizado às 18h42