Nada como receber elogios de quem fez história na nossa seleção e no nosso campeonato. Eustáquio é um desses casos e foi Fernando Aguiar, velho conhecido do futebol português, a deixar uma mensagem de apreço pelo compatriota canadiano.

Eustáquio vai ter a oportunidade de, se tudo correr dentro do previsto, somar minutos pela seleção canadiana no Mundial 2022, ao mesmo tempo em que se assume como titular num FC Porto que teve perdas importantes no meio-campo.

O ex-Paços de Ferreira assumiu assim a importante missão de tentar fazer esquecer jogadores como Vitinha ou Fábio Vieira - pese embora sejam de características diferentes.

Para Fernando Aguiar, o percurso do médio portista é de louvar e só se pode esperar mais e melhor para o futuro:

"Foi um salto importante para ele que consolida a sua presença na seleção. Tem sido um dos destaques do Canadá, a carreira que tem feito fala por si, pois não é qualquer um que atinge o patamar que ele atingiu. Tem bases para crescer ainda mais", atirou o também antigo médio com passagem pelo Benfica.

No caso específico do FC Porto, Eustáquio tem conquistado o seu espaço, algo que, segundo o antigo jogador, é apenas o início, mas sempre dependente do momento de forma dos azuis e brancos:

"Ele veio de uma equipa mais pequena, não é fácil começar a jogar logo. E já o conseguiu fazer, mesmo faltando consistência à equipa. Vejo um jogador com potencial para crescer, ganhar estabilidade na equipa e até um papel cimeiro. Mas o FC Porto tem de ajustar algumas coisas", explicou, prosseguindo na argumentação: "O impacto dele depende um pouco da forma do FC Porto. Todos vemos que falta algo, falta matéria à equipa. E assim é normal que a equipa se ressinta. Com melhores jogadores à nossa volta, podemos destacar-nos muito mais. Com reforços em janeiro, ele pode melhorar".

Fernando Aguiar foi internacional pelo Canadá entre 1995 e 1999 e vê agora a Seleção a regressar a um Campeonato do Mundo, algo que não acontecia desde 1986. Em Portugal, para além do Benfica, também jogou em clubes como o Beira-Mar, UD Leiria e Gondomar SC. Recentemente também teve uma passagem pelo Vitória SC enquanto adjunto de Tiago Mendes em 2020/21.

Quanto a Eustáquio, esta é a segunda época de Dragão ao peito e a afirmação definitiva parece estar mesmo à vista. Nesta temporada, foram já nove jogos disputados pelo médio de 25 anos.