Fernando Soares Gomes da Silva, 58 anos, tem uma carreira dirigente ligada ao FC Porto, mas também tem actuado junto de organismos europeus, como sejam a FIFA ou a UEFA.
Actual membro do comité das competições da UEFA e da FIFA, Fernando Gomes saiu recentemente da administração da SAD do FC Porto, embora mantenha, por razões óbvias ligações afectivas ao emblema liderado por Pinto da Costa.
Defensor de um modelo empresarial para a LPFP, o candidato a substituto de Hermínio Loureiro foi campeão de basquetebol no FC Porto e é confesso amante da modalidade.
Aliás, de 1995 a 1996 foi líder da Liga de clubes de basquetebol, organismo entretanto extinto.
Concluída a licenciatura na Faculdade de Economia do Porto, em 1976, Fernando Gomes foi convidado para ser assistente na mesma instituição de ensino e aí permaneceu um ano, acumulando funções como técnico de sistemas de informação na NCR.
Em 1982, assumiu o cargo de coordenador dos sistemas de informação do Grupo Amorim e foi igualmente controller de empresas externas.
Passou depois para gestor geral da SIAG, uma empresa de sistemas de informação do grupo Sonae.
Uma década depois, e já quando tinha concluído a sua carreira desportiva, Fernando Gomes tornou-se director do FC Porto, com a responsabilidade pelo departamento de basquetebol.
Em 1994, assumiu o cargo de vice-presidente do clube para a área do marketing e com a profissionalização do emblema "azul-e-branco" e aparecimento das SAD foi aparecendo em diversos cargos ligados à estrutura do Dragão, assumindo um lugar na administração com o pelouro financeiro.
Além dos cargos na UEFA e FIFA, o potencial candidato ao cargo de presidente da LPFP foi membro do comité de gestão do European Club Fórum e ainda de festão da ECA (European Club Association).
Tem igualmente responsabilidades na Santa Casa da Misericórdia do Porto.
Comentários