Está prestes a ser consumado o "divórcio" entre Fernando e o FC Porto. A "separação" devia dar-se no final desta época mas a quebra de um compromisso do médio para com a SAD azul-e-branca poderá antecipar o já esperado fim de ciclo para o Polvo no Dragão.

De acordo com a rádio Antena 1, o médio brasileiro não deverá jogar mais esta época na equipa de Paulo Fonseca. Tudo porque o jogador não respeitou um compromisso verbal com os azuis-e-brancos. Fernando já tinha assumido com Pinto da Costa o compromisso de renovar o contrato com o FC Porto mas terá quebrado a promessa, depois de ter estado a negociar a sua ida para o Manchester City. Os Dragões esperem que o jogador cumpra a sua palavra, caso contrário, deixará de contar para Paulo Fonseca até junho.

"Caso o jogador não renove contrato muito dificilmente voltará a vestir a camisola azul e branca. Haverá nesta altura indicações superiores para que, por enquanto, o atleta não seja convocado mesmo que esteja disponível fisicamente", diz a Antena 1, que explica que "esta terça-feira estava agendada uma reunião entre o FC Porto e António Araújo, representante do jogador, onde seria debatido o futuro de Fernando" mas que a mesma foi adiada para esta quarta-feira.

Fernando está em final de contrato com o FC Porto, pelo que nesta altura poderá assinar por qualquer clube e sair a custo zero do Dragão. Nos últimos dias foi avançado pela imprensa que o jogador tinha assumido o compromisso de renovar com o FC Porto, mediante a promessa da SAD o libertar no final da época caso surgisse uma boa proposta. Esta é a sexta época de Fernando no FC Porto.

Caso fique sem jogar até junho, dificilmente o jogador poderá ser chamado por Paulo Bento para representar Portugal no Mundial2014. Recorde-se que Fernando já tem a nacionalidade portuguesa, pelo que poderá representar a seleção das quinas, caso seja esse o desejo de Paulo Bento.