"Não há nenhum clube europeu com tantos jogadores da formação disponíveis para chegar à primeira equipa como o Benfica", afirmou recentemente o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, destacando ainda os 46 jogadores convocados para as seleções jovens.

O processo de apostar cada vez mais em jogadores da formação está em marcha na Luz e Rui Vitória parece ser o treinador ideal para materializar a visão de Luís Filipe Vieira de um 'Benfica à Benfica'.

Segundo escreve o jornal Correio da Manhã na sua edição de segunda-feira, Luís Filipe Vieira prometeu que na próxima época iriam estar pelo menos sete atletas da formação no plantel principal de Rui Vitória, mas dada a qualidade disponível é muito provável que esse número seja superior.

Recorde-se que na atual seleção sub-21 de Portugal estão 10 jogadores ligados ao Benfica para além de outras seleções em que atuam jogadores formados no Seixal.

Na equipa comandada por Rui Jorge, o Benfica tem uma forte representação de dez atletas com os defesas Yuri Ribeiro e Ferro, o médio João Carvalho e os avançados João Félix, Diogo Gonçalves e Heriberto. Os internacionais sub-21 portugueses têm presença praticamente assegurada no plantel de Rui Vitória na próxima época, mas há outros jogadores à espreita como Gedson Fernandes e Keaton Parks, da equipa B, que podem também ter uma oportunidade na época 2018/2019.

O referido jornal escreve ainda que a 'sintonia' entre Luís Filipe Vieira e Rui Vitória 'é perfeita' no que diz respeito à aposta na formação, e que o presidente do Benfica espera ver cada vez mais jogadores jovens no plantel principal dos 'encarnados' à imagem do que tem acontecido nas últimas épocas.

Recorde-se que Rui Vitória já lançou vários produtos da formação que renderam muitos milhões de euros ao Benfica como foram o caso de Nélson Semedo, Gonçalo Guedes e Renato Sanches. Os últimos jogadores da formação a subir à equipa principal de Rui Vitória foram Bruno Varela e Rúben Dias.