A formação 'made in Seixal' do Benfica valeu esta semana mais um encaixe milionário para o Benfica, com a transferência definitiva de João Cancelo para o Valência, a troco de 15 milhões de euros. O lateral direito junta-se a André Gomes, Bernardo Silva e Rony Lopes no lote de negócios do clube da Luz com os seus jovens, que já renderam mais do dobro do dinheiro investido pelo Benfica no seu centro de estágio.

Com efeito, João Cancelo rendeu 15 milhões, tantos quanto André Gomes e um pouco menos que os 15,75 de Bernardo Silva, todos no espaço de um ano. A este trio falta ainda adicionar Rony Lopes, que saiu em 2011 para o Manchester City a troco de um milhões de euros. Tudo somado representa um encaixe de 46,75 milhões de euros, ou seja, um aproveitamento financeiro muito superior ao desportivo, já que apenas André Gomes conseguiu ter uma presença regular na equipa de Jorge Jesus.

Este valor superou ainda largamente o investimento do clube no centro de estágio, que mesmo com as obras de ampliação se ficou 'apenas' pelos 19 milhões de euros. Assim, verifica-se que os jovens formados no Seixal já renderam mais do dobro do dinheiro que o clube gastou nas instalações para a sua formação.

Recorde-se que o centro de estágio do Seixal começou a 'laborar' em 2006.