A UEFA e a FIFA autorizou os clubes de futebol a contratar imediatamente atletas inscritos nos campeonatos da Ucrânia e da Rússia. Esta medida excecional de criação de emprego temporário, fora da habitual janela de transferências, é uma resposta concertada entre a FIFA e a UEFA para proteger futebolistas e treinadores durante a guerra na Ucrânia, após a invasão da Rússia. Assim, cada clube poderá contratar, até ao fim da presente época, até dois jogadores.

FOTOS: Estes craques da Liga Ucraniana podiam reforçar já FC Porto, Sporting e Benfica

Clubes como Benfica, FC Porto e Sporting podiam aproveitar essa regra para reforçar os respetivos planteis para o que resta da época, embora seja difícil que tal venha a acontecer.

Na Liga Ucraniana há vários craques que podiam, por exemplo, reforçar os planteis os 'três grandes0. O Shakhtar Donestk e o Dinamo Kiev são os clubes com jogadores de melhor qualidade. O emblema de Kiev tem no seu plantel vários jovens internacionais ucranianos de grande valor.

No Shakhtar, equipa de Donetks, há que ter em conta os vários brasileiros da equipa.

Apesar de os clubes poderem contratar contratar estes atletas, tal será difícil nos principais campeonatos europeus, com as épocas a caminharem para o seu final. A adaptação dos atletas às equipas pede tempo e não é algo que se consiga de um dia para outro.

Se na Rússia o campeonato prossegue, já na Ucrânia o mesmo foi suspenso devido ao conflito.