O Estoril é a equipa da I Liga que mais jogadores sub-21 utilizou nos jogos esta época, de acordo com um estudo do CIES - Observatório do Futebol. Dos futebolistas utilizados, os canarinhos são mesmo o plantel mais jovem da prova, com uma média de idade de 24,17 anos, à frente do Vitória de Guimarães (27,71) e Famalicão (24,91).

FOTOS: Média de idades dos jogadores utilizados na I Liga até a 7.ª jornada

No lado oposto está o Casa Pia: os jogadores utilizados nas primeiras sete rondas tinham uma média de idades de 28,63 anos, o mais velho da I Liga. Seguem-se o Desportivo de Chaves (27,55 anos) e o FC Porto (27,12 anos).

O Casa Pia é também a equipa que mais atletas acima dos 30 anos utilizou até agora na I Liga: 41,1 por cento dos jogadores que já somaram tinham 30 ou mais anos. FC Porto (27,8 por cento) e Rio Ave (23 por cento) aparecem a seguir neste item, de acordo com o estudo do Observatório do futebol.

Os gansos são mesmo a única equipa que não utilizou qualquer atleta com 21 anos ou menos. Nesse aspeto, destacam-se Paços de Ferreira e Estoril: 35 por cento dos jogadores lançados nos jogos da I Liga tinham 21 anos ou menos.

Entre os 'três grandes', o Benfica é quem mais aposta em jogadores sub-21 (26 por cento), seguido do Sporting (14 por cento) e FC Porto (4,2 por cento).

No estudo do CIES, que engloba 60 ligas de futebol (excluindo as equipas B), o Valência é a equipa dos 'Big-5' que mais jovens utilizou até agora (23,99 anos, 25% deles com 21 anos ou menos). Fora das cinco principais ligas, o destaque vai para os dinamarqueses do FC Nordsjaelland, com uma média de 22,31 anos entre os jogadores que já foram utilizados esta temporada, sendo que 74 por cento deles tinha 21 anos ou menos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.