A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) considerou hoje que, com o falecimento de Paulo Paraty, “a arbitragem nacional perdeu um dos seus grandes representantes” e lembrou que o ex-juiz foi nomeado Sócio de Mérito do organismo em 2015.

“A arbitragem nacional perdeu, esta quarta-feira, um dos seus grandes representantes: Paulo Paraty. O antigo árbitro internacional, de 53 anos, lutava contra uma doença oncológica diagnosticada em 2014. Paulo Paraty dirigiu 218 jogos da Liga portuguesa e recebeu as insígnias de árbitro internacional”, lembrou a FPF.

Joaquim Paulo Gomes Paraty da Silva, que faleceu hoje aos 53 anos vítima de doença prolongada, era natural do Porto e chegou a dirigir partidas das fases de qualificação dos campeonatos do Mundo e da Europa, assim como da Liga dos Campeões, entre 1996 e 2007.

“À família enlutada e aos amigos de Paulo Paraty, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol endereça as mais sentidas condolências”, lê-se no site do organismo que rege o futebol nacional.

Antigo quadro da Associação de Futebol do Porto, Paulo Paraty retirou-se dos relvados em 2008 e era filho de outro antigo árbitro de futebol, Armando Paraty, ambos nomeados sócios de mérito federativo em junho de 2015.

O corpo estará em câmara ardente na Igreja Nossa Senhora de Fátima (ao Foco) e o funeral realiza-se na quinta-feira, às 15:30, para o Cemitério de Agramonte, no Porto.