A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou esta terça-feira o licenciamento de sete clubes portugueses para as competições europeias da época 2011/12, incluindo o Marítimo, que não conseguiu apurar-se.

Segundo o sítio oficial na Internet da FPF, o Marítimo, que na última época disputou os jogos da Liga Europa como anfitrião no Estádio da Madeira, caso disputasse alguma prova europeia poderia voltar a poder jogar no Estádio dos Barreiros, no Funchal.

O Marítimo recebeu os irlandeses do Sporting Fingal, os galeses do Bangor City e os bielorrusos do BATE Borisov no estádio do “rival” Nacional, nas pré-eliminatórias de acesso à Liga Europa de 2010/11, enquanto o seu recinto sofria obras de remodelação.

Além dos “verde-rubros”, os restantes seis emblemas portugueses qualificados para as competições europeias receberam o licenciamento do Órgão de Gestão de Licenciamento (OGL), para participar nas provas europeias, assim como os seus estádios para a época 2011/12.

Na próxima época, FC Porto, campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, vai entrar directamente na fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto o Benfica, segundo na Liga, entra na terceira pré-eliminatória da mesma prova.

Sporting, terceiro no campeonato, e Sporting de Braga, quarto no campeonato, respectivamente, iniciam o percurso europeu com o “play-off” de acesso à Liga Europa, enquanto Vitória de Guimarães, quinto, começa na terceira e última pré-eliminatória, e o Nacional, sexto, na segunda e antepenúltima pré-eliminatória da Liga Europa.

- Clubes licenciados e estádios:
FC Porto - Estádio do Dragão, Porto.
Benfica - Estádio da Luz, Lisboa.
Sporting - Estádio José Alvalade, Lisboa.
Sporting Braga - Estádio Municipal de Braga, Braga.
Vitória de Guimarães - Estádio D. Afonso Henriques, Guimarães.
Nacional - Estádio da Madeira, Funchal.
Marítimo - Estádio dos Barreiros, Funchal.