O director de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, marcou na noite de terça-feira presença no programa 'Universo Porto - da Bancada', do Porto Canal, aproveitando para destacar o triufo dos dragões na Supertaça, mas deixando igualmente farpas a Benfica e Sporting, a poucos dias do arranque da I Liga 2022/23, na qual os azuis e brancos vão defender o título de campeões nacionais.

A Supertaça conquistada pelo FC Porto graças ao triunfo sobre o Tondela constituiu o 82.º título oficial dos dragões no oficial. Francisco J. Marques veio defender que, com esse troféu, o FC Porto igualou o o registo do Benfica, criticando o facto de às águias serem atribuídos 83 troféus. Em casau está a Supertaça de 1980, prova não homologada pela Federação Portuguesa de Futebol. "Tantas vezes se disse, com naturalidade, que se tratava de competição oficial, que isso nunca foi discutido. Mas não pode ser contabilizada. Toda a Imprensa - acho que não por má-fé - utiliza essa contagem e acha que o Benfica tem 83 títulos, porque atribuiu uma oitava Supertaça, mas são só sete!", apontou, lembrando depois outro troféu que o rival da Luz defendeu, durante largos anos, como sendo oficial.

"Há uns anos houve uma situação parecida com a Taça Latina, que diziam ser uma competição oficial. E ai de quem dissesse o contrário! Isso durou até a própria FIFA e UEFA esclareceram que essa taça não tinha nada de oficial. Era particular. Portanto, FC Porto e Benfica têm 82 títulos", sublinhou.

Sporting também criticado

Francisco J. Marques visou, depois, o Sporting, mas por outros motivos. O diretor de comunicação do FC Porto falou sobre o comportamento dos jogadores nos jogos da pré-época.

"Em três jogos do Sporting que foram televisionados houve cinco 'sururus'. O ponto comum desses jogos passa pelos jogadores do Sporting, portanto a culpa não será dos outros", ironizou.

"No próximo fim de semana começa o campeonato. Vamos ver se este comportamento se mantém. Se se mantiver terá que ser severamente punido. Estavam a fazer preparação na pré-época? Isto faz parte da preparação da equipa? Vamos já ver neste fim de semana. Nas 18 equipas que participaram na última Liga, mais nenhuma tinha este comportamento. Mas parece que as autoridades do futebol nunca repararam", criticou.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.