O Nacional da Madeira foi até ao Minho vencer o Vitória de Guimarães por 2-1, em jogo da 17.ª jornada da I Liga. Claudemir, de penálti, e Rondón, fizeram os golos dos madeirenses, Tomané marcou para os vimaraneses.

Num jogo que poderia dar o quarto lugar ao vencedor, entro melhor o Nacional que chegou ao golo aos seis minutos. Paulo Oliveira derrubou Djaniny na área vimaranense e, na conversão, Claudemir não falhou e fez o 1-0.

O Vitória de Guimarães reagiu e empatou depois de uma asneira de Zainadine. O lateral moçambicano tentou cobrir a bola junto da linha lateral, perdeu-a para Addy que foi a linha de fundo e cruzou para Tomané encostar para o fundo da baliza. Foi o quarto golo do avançado português na I Liga.

No segundo tempo, continuou a toada de parada e resposta, com as duas equipas empenhadas em conquistar os três pontos: os minhotos mais em ataque apoiado, os madeirenses espreitando o contra-ataque.

E foi num contra-ataque que surgiu uma das melhores oportunidades de golo do jogo. Rondón foi lançado na direita, correu para a área mas viu Douglas defender com os pés o que poderia ser o 2-1. Lucas João estava ao lado do seu colega, sozinho para marcar, e não gostou da opção do venezuelano.

Mas depois de salvar o Vitória de Guimarães, Douglas "borrou a pintura", num frango monumental que deu os três pontos aos visitantes. Após cruzamento de Marçal e desvio de Rondón, o guardião brasileiro tentou agarrar a bola mas esta escapou-se por debaixo do seu corpo e entrou na baliza.

A vitória coloca o Nacional no 4º lugar com 28 pontos, mais um que o Estoril e mais dois que o Vitória de Guimarães. Os madeirenses não perdem há mais de três meses na I Liga. A última derrota foi na Luz.