Seleção de frases sobre a crise no Sporting que conduziu à destituição do presidente do clube, Bruno de Carvalho, em Assembleia Geral extraordinária realizada em 23 de junho:

“Viver um jogo de longe custa muito mais, mas ver erros grosseiros de jogadores internacionais e experientes ainda acrescenta mais ao sofrimento.”

Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, após a derrota com o Atlético de Madrid no jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga Europa

Facebook, 05-04-2018

“Não podemos pensar apenas no ‘Eu’, mas sim [no] ‘Nós’ e sempre na equipa.”

Comunicado do plantel do Sporting

06-04-2018

“Todos os atletas que subscreveram [o comunicado] estão imediatamente suspensos, tendo de enfrentar a disciplina do clube. Já estou farto de atitudes de miúdos mimados que não respeitam nada nem ninguém.”

Bruno de Carvalho

Facebook, 06-04-2018

“Quem, de facto, me chamou [nomes durante o jogo com o Paços de Ferreira no estádio de Alvalade] tem de depreender que não andei na escola com eles (adeptos), nem comi no mesmo prato. Peço que vão chamar nomes à família deles.”

Bruno de Carvalho

08-04-2018

“Com Bruno de Carvalho não há paz no Sporting.”

Jaime Marta Soares, presidente da assembleia-geral do Sporting

09-04-2018

“Começámos a trilhar um caminho que não se sabe onde acaba.”

José Roquette, antigo presidente do Sporting

TVI24, 09-04-2018

“Bruno de Carvalho está a ser linchado na praça pública.”

Eduardo Barroso, antigo presidente da assembleia-geral do Sporting

09-04-2018

“É preciso acabar rapidamente com esta convulsão.”

José Maria Ricciardi, antigo membro do Conselho Leonino

Correio da Manhã, 10-04-2018

“Para o ano não há desculpas, já chega. Temos feito tudo para sermos campeões, isto prova que o Sporting está vivo e coeso, por muito que inventem, seremos o único clube que está a crescer e com objetivo definido: ganhar a tudo e todos.”

Bruno de Carvalho

28-04-2018

“Sigo uma máxima do meu tio-avô: ‘para ter sucesso, a primeira coisa a fazer é criar fama de maluco. Depois, é só mantê-la.”

Bruno de Carvalho

Revista do Expresso, 12-05-2018

“Este era um jogo que ditava o segundo lugar e a possibilidade de estar na ‘Champions’, e no qual dependíamos de nós. Acabo o jogo e sinto-me chateado e desmoralizado por não ter atingido o objetivo da segunda posição.”

Jorge Jesus, após a derrota com o Marítimo que afastou o clube do segundo lugar

13-05-2018

“Se o Bruno suspendeu o Jesus, então terão de esperar pelo Bruno, porque o presidente não suspendeu.”

Bruno de Carvalho, sobre notícias que davam conta da suspensão de Jorge Jesus do clube

14-05-2018

“Está tudo a correr dentro da normalidade. O crime faz parte do dia a dia. Foi chato.”

Bruno de Carvalho, sobre os incidentes na academia de Alcochete

15-05-2018

“Naturalmente estão muito magoados, tristes, mas há uma fé inabalável. Nenhum jogador me transmitiu que quer sair do clube, nem me disse que não ia estar no Jamor no domingo [na final da Taça de Portugal].”

Jaime Marta Soares

15-05-2018

“Este grupo de criminosos que invadiu as instalações do Sporting, e o Sporting não soube evitar e garantir as condições de segurança aos jogadores, merecem a nossa condenação.”

Joaquim Evangelista, presidente dos Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol

Lusa/15-05-2018

"Não tenho palavras. Não estava à espera desta situação. Foi uma situação angustiante e estamos todos chocados. Isto é um drama para todos. Estou vazio"

Bas Dost, futebolista do Sporting, numa reação à agressão de que ele e os restantes companheiros do plantel, bem como a equipa técnica, foram alvo na Academia de Alcochete

Portal de notícias holandês AD, 15-05-2018

“O que se passou [na Academia de Alcochete] não foi um caso desportivo, é um caso de polícia, contra os verdadeiros artistas do futebol.”

Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional

RTP3, 15-05-2018

“Sinto-me envergonhado, nunca vi isto, nem na América Latina.”

José Maria Ricciardi

15-05-2018

“Tive o sentimento de alguém que se sente vexado pela imagem projetada por Portugal no Mundo. Vexado porque Portugal é uma potência, nomeadamente no futebol profissional, e vexado pela gravidade do que aconteceu.”

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

16-05-2018

“Este não foi um caso de polícia. Foi um caso gravíssimo que coloca em causa o desporto português, o Sporting Clube de Portugal e o país.”

Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República

16-05-2018

“Estas situações ocorrem porque houve uma inflamação de comportamentos que são inaceitáveis. O desporto não pode ser a promoção da selvajaria como vimos.”

António Costa, primeiro-ministro

16-05-2018

“Neste momento, sinto-me com a mesma capacidade, força, prazer e honra em servir o clube que amo, não vendo qualquer motivo enquanto sportinguista para me afastar de um trabalho e de um rumo que está a ser seguido com sucesso nestes cinco anos.”

Bruno de Carvalho

Lusa, 17-05-2018

“Não passa pela cabeça de ninguém que o Clube tivesse interesse neste tipo de atos de terrorismo.”

Bruno de Carvalho

17-05-2018

“Estamos numa fase em que, muito sinceramente, já interessa muito pouco o que o presidente do Sporting diz.”

Carlos César

17-05-2018

“Apelo à direção, ao senhor presidente Bruno de Carvalho, que siga este nosso exemplo, que apresente a sua demissão, e do Conselho Diretivo.”

Jaime Marta Soares, presidente demissionário da Mesa da Assembleia Geral do Sporting

17-05-2018

“Estamos a ser alvo, eu e os meus colegas - muito lhes agradeço - de completo bullying e terrorismo. Só falta entrarem por aqui como aconteceu naquele ato hediondo na Academia [de Alcochete] e arrancarem-nos partes do corpo"

Bruno de Carvalho

19-05-2018

“[José Maria Ricciardi] É o estratega de tudo o que se está a passar. Com promessas de entrada de milhões, juntamente com o seu amigo Álvaro Sobrinho (…) Porque é uma pessoa, um sobrevivente, daqueles que vai passando pelos pingos da chuva, nem que tenha de ter toda a família na cadeia.”

Bruno de Carvalho

19-05-2018

“Só vejo dois destinos para Bruno de Carvalho: um é ser arrastado nas investigações criminais graves que envolvem o Sporting, o segundo é ser internado numa instituição psiquiátrica.”

José Maria Ricciardi

SIC Notícias, 19-05-2018

“[Bruno de Carvalho] está a destruir o Sporting… é um morto-vivo. Faz parte do passado.”

Álvaro Sobrinho, presidente da Holdimo, segundo principal acionista individual da SAD do Sporting

SIC Notícias, 19-05-2018

“Em nenhum momento houve um pedido, sugestão ou sequer aval do presidente ou de qualquer elemento do Sporting para que a ‘Juve Leo’ desencadeasse qualquer ação contra os nossos jogadores, o nosso ‘mister’ (Jorge Jesus), o ‘staff’ técnico ou qualquer elemento da Academia de Alcochete.”

Nuno Mendes ‘Mustafá’, líder da Juventude Leonina

19-05-2018

“Não virem as costas ao nosso clube. Demonstrem uma vez mais que têm o ‘Sporting no sangue’. Porque este é um sangue de força, de energia, de rejuvenescimento, de vontade de ganhar. É um sangue de valores éticos, morais e sociais que voltarão a fazer do Sporting o grande Sporting Clube de Portugal.”

Carta aberta de um grupo de ‘notáveis’ aos jogadores do Sporting

19-05-2018

“Foi uma semana muito complicada, começou que até parecia um filme de terror. Quero agradecer aos meus jogadores por terem alguma capacidade emocional para este jogo.”

Jorge Jesus, após a derrota com o Desportivo das Aves na final da Taça de Portugal

20-05-2018

“Somos uma família! Calma! Mostrem que somos grandes e apoiem a equipa! Frustração nunca poderá separar uma família.”

Bruno de Carvalho, após a derrota do Sporting na final da Taça de Portugal, por 2-1, frente ao Desportivo das Aves

20-05-2018

Facebook, 20-05-2018

“Jaime Marta Soares acabou de lançar a bomba atómica. Esta bomba atómica, que vai ser por nós desmontada o mais rapidamente possível, porque está cheia de irregularidades, apenas serviu para lançar o pânico, para parar o empréstimo obrigacionista e para perturbar o arranque da época.”

Bruno de Carvalho, depois da convocação de uma assembleia-geral com o objetivo de destituir os órgãos sociais do clube

24-05-2018

“Isto é tão absurdo que nem vou comentar. Isto não é possível, é uma nova regra que ele inventou.”

Jaime Marta Soares, presidente demissionário da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, sobre a decisão do Conselho Diretivo de substituir os membros da AG

01-06-2018

“Fui alvo de violência psicológica e de violência física. Isto não pode deixar de constituir justa casa, para que eu, preservando a minha dignidade pessoal e profissional, me liberte do contrato que me liga ao Sporting.”

Carta de rescisão do guarda-redes Rui Patrício

01-06-2018

“Podia ser das pessoas mais populares de Portugal. As pessoas não têm noção, mas sou divertido e gosto imenso de contar anedotas. Mas assumi este papel de defesa do Sporting. Desgasto a minha imagem, e muitas vezes até eu já estou farto de mim próprio. Dou por mim a ler entrevistas minhas e a pensar que sou chato.”

Bruno de Carvalho

01-06-2018

“Já chega de mentiras, para tentar esconder a sua [Bruno de Carvalho] incompetência, falta de rumo e gestão dolosa que tem sido o seu mandato.”

Godinho Lopes, ex-presidente do Sporting

Comunicado enviado à Lusa, 01-06-2018

“Nunca me demitirei.”

Bruno de Carvalho

06-06-2018

“Quem manda no Sporting são os sócios não é Bruno de Carvalho.”

Miguel Poiares Maduro, ex-ministro adjunto e do desenvolvimento regional

Diário de Notícias, 07-06-2018

“Tenho 20 anos de profissional do Sporting, tenho 67 anos de idade e considero-me sportinguista desde que nasci. É a primeira vez que estou a ver o meu clube ir por aí abaixo.”

Manuel Fernandes, antigo jogador do Sporting

SIC Notícias, 10-06-2018

“Daqui a pouco já não vale a pena estar a empurrar [Bruno de Carvalho para fora do clube], estamos a ficar sem os melhores jogadores. Esse senhor é um criminoso.”

Dias Ferreira, ex-candidato à presidência do Sporting

TVI24, 11-06-2018

“Se o problema é este Conselho Diretivo, basta os atletas escreverem uma carta dizendo duas coisas: uma é que, se estas direção se demitir voltam atrás nas rescisões e jogam no Sporting. E outra é que, se voltarmos a candidatar-nos e ganharmos, continuam a valer estas premissas.”

Bruno de Carvalho

11-06-2018

“Bruno de Carvalho está a levar o Sporting para o abismo.”

Jaime Martas Soares

TVI24, 11-06-2018

“Aqui está a golpada [de] que estou a falar faz duas semanas. Este pelotão de fuzilamento que se autointitula Comissão de Fiscalização foi criado para isto: Nunca quiseram realizar a AG de dia 23; É uma tomada de poder à força.”

Bruno de Carvalho, depois de ter sido suspenso preventivamente pela Comissão de Fiscalização designada pela Mesa de Assembleia Geral

Facebook, 13-06-2018

“Vou garantir que ele vai continuar em funções. É a lei que lhe dá a garantia de que ele vai continuar em funções (…) Com certeza que o dr. Bruno de Carvalho e a sua direção estão legitimados por quem têm de estar, pelos sócios.”

Elsa Tiago Judas, da Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral do Sporting

13-06-2018

“O Sporting corre o risco de não ter liquidez para fazer face aos seus compromissos nesta atual situação, que se vai arrastar.”

José Maria Ricciardi

CMTV, 13-06-2018

“Não podemos perder tudo, depois de cinco anos a lutar contra tantos interesses. Porque se vai perder a maioria da SAD e vão sair os jogadores ao desbarato. Se formos destituídos desta forma [na assembleia geral de 23 de junho que vota a destituição do Conselho Diretivo], o Sporting nunca mais tem poder negocial nenhum. Tenho pena que as pessoas estejam a ser influenciadas.”

14-06-2018

Bruno de Carvalho

14-06-2018

“Quem tem de fazer julgamentos são os sócios do Sporting, dia 23 [de junho]. (...) Em 2013 dizíamos que era para devolver o clube aos sócios, hoje são instrumentalizados e usados por um projeto pessoal que ameaça destruir o Sporting.”

Artur Torres Pereira, presidente da Comissão de Gestão do Sporting

CMTV, 18-06-2018

“O que esta gente, que se diz sportinguista, está a fazer ao Sporting CP e à SAD é um ato de terrorismo, similar ao que aconteceu na Academia a 15 de maio. Mas com uma diferença: é que estes promovem um ataque terrorista contra 3,5 milhões de sportinguistas, com a cara destapada e com a conivência de alguma comunicação social.”

Bruno de Carvalho

20-06-2018

“Estou farto de ser enxovalhado, de ser insultado e de ouvir mentiras.”

Jaime Marta Soares

20-06-2018

“Se receber um ‘não’ na assembleia-geral e tudo for fidedigno, não ponho lá mais os pés.”

Bruno de Carvalho

Sporting TV, 21-06-2018

“O ovo da serpente do populismo em Portugal está nos clubes de futebol. Aquilo que está verdadeiramente em causa é que, se nós não deitarmos a mão à serpente enquanto ela ainda está no ovo e a deixarmos eclodir, a serpente multiplicar-se-á e aparecerá na política, na vida social e isso é inaceitável.”

Artur Torres Pereira

TVI24, 21-06-2018

“O que se está a passar é um conflito entre a base de sócios e uma elite que quer ganhar dinheiro com isto tudo.”

Carlos Vieira, vice-presidente para a área financeira do Sporting

Diário de Notícias, 22-06-2018

“Não me candidato, de certeza.”

Bruno de Carvalho, a um grupo de sócios, à saída da Assembleia Geral extraordinária em que foi votada a sua destituição de presidente do Sporting.

24-06-2018