Os jogadores André Sousa e Márcio manifestaram-se hoje convictos de que a seleção portuguesa de futsal vai atingir as meias-finais do Europeu da Eslovénia, mas reconhecem no Azerbaijão um adversário “muito difícil” na terça-feira.

“Agora é uma fase completamente diferente, a eliminar, contra um adversário difícil. O Azerbaijão tem excelente equipa, muito difícil e organizada, com muitos brasileiros de qualidade. Vai ser um embate difícil e equilibrado”, admitiu André Sousa.

Portugal venceu o grupo C depois de vencer a Roménia por 4-1 e a Ucrânia por 5-3: na terça-feira (17:00, horas de Lisboa) decide um lugar nas ‘meias’.

André Sousa lembrou que em jogos destes “todos os pormenores são importantes” e assume que Portugal “já está preparado” e a trabalhá-los.

“Apesar de ser difícil, acho que vai ser mais difícil para eles”, considerou.

Márcio elogiou o Azerbaijão, mas entende que o conjunto luso deve apenas focar-se no seu potencial e em ser fiel aos seus princípios e qualidade para atingir as meias-finais.

“Eles têm boa equipa, mas só temos de nos focarmos em nós. Fazemos o nosso trabalho, temos vindo a treinar e as coisas vão aparecer”, disse.

O ala congratulou-se com o primeiro lugar na ‘poule’ e destacou o “sinal de grupo forte” dado pela equipa, realçando a “família” que é a seleção.

“Era nosso objetivo acabar o grupo em primeiro. Agora é trabalhar e estudar bem o Azerbaijão para um bom jogo na terça. Deixámos um sinal do grupo forte que temos. Da família que criámos e isso tem-se notado muito nos jogos. Agora, é misturar isso com bom desempenho para bons resultados”, completou.

Os dois jogadores usaram as palavras “competência, consistência e qualidade” para classificar a forma como Portugal venceu os dois primeiros desafios.

André diz estar operacional após uma lesão num dedo: “inchou, o que é normal. Saiu do sítio, mas não partiu, que era o mais importante.”

Já Márcio, que se estreia pela seleção em fases finais, manifestou a vontade de voltar a representar a equipa das 'quinas' nos maiores eventos internacionais.

Portugal efetuou trabalho de ginásio esta manhã e à tarde treinará no Pavilhão de Baza, arredores de Ljubljana.