O G-15, grupo de clubes da Liga que não integra os 'três grandes' voltou a reunir-se esta quarta-feira para discutir o estado atual do futebol português. Num encontro que teve lugar numa unidade hoteleira em Mortágua, o G-15 decidiu pedir a Pedro Proença, presidente da Liga, que marque, com caráter de urgência, reunião com o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

O grupo, juntamente com Pedro Proença, querem analisar e discutir os seguintes temas com João Paulo Rebelo, de acordo com um comunicado enviado às redações.

O G-15 decidiu ainda, nessa mesma reunião, "iniciar conversações com grupos de clubes representativos dos principais campeonatos da Europa".

"Tal intercâmbio vise que à escala internacional seja criada uma força de representação que permita verter as propostas dos clubes em regulamentação para o sector", pode-se ler.

Eis os pontos a discutir com o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

Apostas Desportivas. "Realça-se que o G15 não discorda do regime legal em vigor, mas sim da interpretação do IPDJ em relação à receita que reverte a favor dos clubes da Liga Profissional. Entende-se ainda que tal interpretação é ilegal e contrária à intenção do legislador."

Violência no Desporto. "É urgente que a sociedade em geral e as instituições em particular passem a respeitar e a levar a sério a indústria do futebol e seus agentes (como os clubes). O regime legal em vigor é completamente desajustado, diminuindo os clubes e assumindo que a indústria do futebol é um problema para a segurança pública. Tal realidade tem de ser alterada, devendo legislar-se de forma a combater a violência de forma preventiva e por consequência proteger o futebol, clubes e demais agentes do desporto e engrandecer uma das mais importantes indústrias do país, ao invés de a desvalorizar."

Seguros. "Os clubes têm custos altamente elevados com os seguros, em parte devido ao regime legal em vigor, que protege interesses de quem visa acima de tudo lucrar com o infortúnio de alguns jogadores. É essencial rever o regime legal em vigor, e contendo uma forma equilibrada de proteger os atletas sem onerar em demasia os clubes. Sobre este tema, previamente à reunião com o Secretário de Estado do Desporto, o G15 pretende reunir com a APS (Associação Portuguesa de Seguros) e em conjunto com esta elaborar proposta de alteração ao regime legal em vigor, a apresentar depois ao Secretário de Estado do Desporto."