O tenista português Gastão Elias subiu uma posição no ‘ranking’ mundial, para o 60º lugar, numa classificação que continua a ser liderada pelo sérvio Novak Djokovic e que tem em João Sousa o melhor representante nacional.

Djokovic, que já foi eliminado no torneio olímpico de ténis dos Jogos Rio2016, mantém-se firme como o melhor tenista do mundo, com grande vantagem sobre o britânico Andy Murray e o suíço Roger Federer, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

João Sousa manteve-se no 36º posto da hierarquia mundial e Gastão Elias subiu uma posição, mantendo-se ambos em competição no Rio de Janeiro, ao contrário do líder do ‘ranking’ mundial, que foi eliminado dos Jogos Olímpicos pelo argentino Juan Martin del Potro, por duplo 7-6, que será o próximo adversário de João Sousa no Rio de Janeiro.

Numa classificação em que se registou apenas uma alteração entre os 10 primeiros, com o canadiano Milos Raonic a subir ao sexto lugar, por troca com o japonês Kei Nishikori, destacou-se também a subida de 12 posições do português Pedro Sousa, para 212º.

No setor feminino não houve qualquer ‘mexida’ na hierarquia mundial, cuja liderança continua a ser assumida pela norte-americana Serena Williams, seguida da alemã Angelique Kerber e da romena Simona Halep, enquanto a portuguesa Michel Larcher de Brito subiu um lugar, para a 244.ª posição.