O Sporting vai vencendo o Vitória de Setúbal por 1-0, em jogo da 29.ª jornada da Liga portuguesa. Gelson Martins inaugurou o marcador para a equipa de Jorge Jesus num lance em que a formação sadina tem culpas no cartório.
O duelo no Estádio do Bonfim começou logo com boas notícias para os adeptos sportinguistas, com regresso de Adrien Silva à titularidade após paragem de várias semanas devido a lesão. O capitão dos ‘leões’ tinha jogado na receção ao Boavista, na última jornada, mas desta vez alinhou mesmo de início ante os sadinos, deixando no banco Bryan Ruiz e fazendo com que Bruno César descaísse para a esquerda.
Destaque ainda para a inclusão de Gelson Martins no onze, ele que falhou o último jogo por lesão, relegando Daniel Podence para o banco. No lado dos ‘sadinos’, a única alteração face ao último encontro, com o Rio Ave, prendeu-se com o regresso de Frederico Venâncio, a render Pedro Pinto.
A equipa da casa entrou bem na partida, não se encolhendo perante uma formação que até já venceu esta época, para a Taça da Liga, ainda que sem oportunidades de ‘encher o olho’. O Sporting, contudo, foi subindo aos poucos no terreno, com o primeiro aviso a chegar aos 19 minutos, num desvio de Rúben Semedo, com a bola a sair ao lado do poste da baliza de Bruno Varela.
Apenas um minuto depois, a ameaça materializou-se em golo. Cruzamento na esquerda de Bruno César, Bruno Varela falha a interceção, com a bola a sobrar para Fábio Cardoso, que, perante tanta hesitação, permitiu a um rapidíssimo Gelson abrir o ‘placard’.
Logo a seguir, Bas Dost falhou o golo por centímetros, com o árbitro João Pinheiro a assinalar uma falta ocorrida anteriormente, de Nuno Pinto sobre Gelson Martins. Muitas dúvidas sobre se o lance teria ocorrido dentro ou fora da área, mas parece estar correta a decisão do árbitro da AF Braga. O livre consequente acabou por não trazer grande perigo para a 'cantera' do Sado.
Aos 31 minutos, Zeegelaar faz falta junto à área e vê o quinto cartão amarelo, que o deixa fora do dérbi com o Benfica, na próxima jornada. Uma primeira parte, de resto, bastante faltosa.
Perto do minuto 40, o Vitória de Setúbal esteve muito perto de restabelecer a igualdade, na sequência de um canto cobrado por Nuno Pinto, com Edinho a falhar o desvio ao primeiro poste, apanhando a defensiva 'leonina' desprevenida. O esférico, contudo, acabou por sair junto ao poste mais distante.
Comentários