O Benfica vai passar o ano na liderança da Liga, após a goleada desta noite ao Marítimo, por 4-1, no jogo da 12ª jornada. No derradeiro jogo do campeonato em 2012, Cardozo entrou para a galeria de goleadores encarnados centenários na competição, chegando aos 101 tentos com um hat-trick. O segundo consecutivo, depois da Liga ter dado os três golos em Alvalade ao paraguaio.

E o arranque do jogo com o Marítimo mais pareceu um prolongamento dos últimos minutos frente ao Sporting. Com o mesmo onze inicial, os encarnados vincaram desde cedo a sua pressão alta e futebol dinâmico no ataque, que reduziu os madeirenses à defesa.

Depois de avisos protagonizados por Lima, Salvio e Cardozo, o Marítimo deu prova de vida… e eficácia. Num livre cobrado no flanco esquerdo por David Simão, Rodrigo António aproveitou uma ‘sobra’ para bater Artur. Estava feito o 0-1, num golo contra a corrente do jogo.

O Marítimo ganhou mais espaço e confiança, mas o Benfica não se deixou assustar pelo golo sofrido. Após uma primeira ameaça, Cardozo conseguiu mesmo o empate ainda antes do intervalo, quando estavam cumpridos 34 minutos. O paraguaio encostou de cabeça na sequência de uma assistência de Salvio.

No segundo tempo, a equipa de Jorge Jesus manteve o pé no acelerador. Trocando apenas André Gomes pelo regressado Enzo Pérez, os encarnados voltaram ao assalto da baliza de Ricardo. Porém, foi preciso esperar pelos 65 minutos e uma grande penalidade para quebrar a resistência da formação de Pedro Martins.

O árbitro Hugo Pacheco viu Roberge tocar a bola com o braço, apontando de imediato para a marca de penálti e ditando a expulsão do defesa maritimista. Encarregado da marcação, Cardozo voltou a não perdoar e chegou aos 100 golos com a camisola do Benfica em jogos para o campeonato. 

Com a equipa reduzida a 10 jogadores, o Marítimo perdeu a capacidade de colocar a defesa encarnada em sentido e o jogo tornou-se (ainda mais) de sentido único: o sentido da baliza de Ricardo. Assim, quatro minutos depois, Cardozo completou o hat-trick, com uma recarga oportuna a um remate de Lima. O 3-1 dava a discussão do jogo como praticamente encerrada.

Já nos derradeiros minutos, Cardozo sai para a merecida ovação e dá o lugar a Rodrigo, que na primeira vez que tocou na bola elevou a vitória para 4-1, aos 88’. É de realçar ainda a qualidade da jogada de Matic e Melgarejo.

Com o apito final, o Benfica atingiu os 32 pontos em 12 jornadas, mais três do que o FC Porto (com um jogo a menos), e segue na liderança até janeiro de 2013.