O SL Benfica defronta o Vitória de Guimarães no Estádio da Luz em jogo da 19.ª jornada da I Liga. Os encarnados vêm de 15 vitórias consecutivas nas competições internas, e precisam de encurtar a distância para o líder FC Porto, que visita o Sporting Braga este domingo.

Na conferência de imprensa de antevisão, o treinador do SL Benfica afirmou que a prioridade da equipa é a conquista dos três pontos e que não há margem de erro até ao fim do campeonato. O Vitória de Guimarães venceu o SL Benfica na primeira volta, e os encarnados sabem que vão receber um adversário difícil.

«Tivemos mais tempo de preparar a equipa em função do Guimarães. Sabemos que o nosso adversário é um adversário forte, que está a fazer um excelente campeonato, com a possibilidade de discutir o terceiro lugar, tanto o Braga como o Guimarães podem-no fazer. Sabemos que é uma equipa que nos derrotou na primeira volta e sentimos agora que temos a possibilidade de vencer o Guimarães e continuar com a senda das vitórias, apesar de sabermos que vai ser um jogo difícil», começou por dizer Jorge Jesus em conferência de imprensa de antevisão.

O SL Benfica está a 11 pontos do líder com menos um jogo e não há margem de erro. Sobre a pressão de vencer para não perder mais terreno para a luta pelo título, Jesus disse que a equipa da Luz joga sempre sobre pressão, independentemente do lugar que ocupa.

«A pressão motiva-nos mais. A pressão do Benfica é sempre igual. O Benfica joga sempre para vencer. Essa pressão, independentemente de estar na frente ou atrás, tem essa pressão sempre para ganhar os jogos. E o facto de termos esta pontuação (menos 11 pontos que o FC Porto) não nos deixa falhar em nenhum jogo. É o que temos feito ao longo das últimas jornadas».

Desde que o SL Benfica perdeu no Estádio do Dragão por 5-0, os encarnados somaram 15 vitórias consecutivas nas competições internas. O técnico do FC Porto, André Villas-Boas, teceu rasgados elogios à equipa do SL Benfica afirmando que o campeonato ainda está em aberto. Jorge Jesus respondeu, considerando o técnico portista «um treinador inteligente», e que «seria branquear a realidade ou passar um atestado de estupidez às pessoas» caso afirmasse o contrário.

«É um treinador inteligente, está atento à qualidade que o Benfica tem demonstrado e a prova dos 9 foi o último confronto», referiu Jorge Jesus lembrando a vitória do SL Benfica no Dragão para a Taça de Portugal.

Na opinião de Jorge Jesus, o Benfica está a atravessar um bom momento depois de um ciclo difícil no mês de Janeiro. Para o treinador encarnado, o mês de Fevereiro vai ser mais complicado ainda com adversários mais difíceis.

Sobre o interesse de vários clubes internacionais no extremo Fábio Coentrão, Jorge Jesus revelou que tem falado com o jogador e dado conselhos para que não se distraia dos objectivos do grupo. O técnico considera que Coentrão «tem evoluído emocionalmente».

«Temos tido essa sensibilidade, [porque] essas notícias podem mexer com ele. Tenho conversado muito com o Fábio. Ele tem vindo a crescer emocionalmente. Conversar com ele é uma forma de o equilibrar para que não se distraia do seu trabalho no dia-a-dia».

O SL Benfica recebe o Vitória de Guimarães no próximo domingo às 18h15, em jogo da 19.ª jornada da I Liga.