Benfica, FC Porto e Sporting tem dominado o futebol português e só por duas vezes o título de campeão não foi para estes três clubes. Apesar do domínio que têm exercido no futebol português, os chamados ´três grandes` têm sentido dificuldades para se imporem junto dos demais.

Mas não é o que está a acontecer nesta edição 2017/2018 da I Liga. Os três lograram vencer os dois primeiros jogos da prova, algo que não acontecia há... 23 anos, de acordo com o ´playmaker` do site ´zerozero`.

É verdade: desde a longínqua época 1994/95 que Benfica, FC Porto e Sporting não tinham o pleno de vitórias ao cabo de duas jornadas da Liga. Foi há tanto tempo que nessa altura a vitória ainda valia dois pontos.

Nessa época, o FC Porto venceu em Braga por 2-0 e em Aveiro o Beira-Mar também por 2-0. O Sporting bateu o Farense por 2-0 no São Luís e o Belenenses por 2-1 em Alvalade. Já o Benfica venceu na Luz o Beira-Mar e na Madeira o União local, ambos por 2-0. No final o FC Porto viria a sagrar-se campeão, sob o comando do malogrado Bobby Robson, à frente do Sporting de Carlos Queiroz e do Benfica de Artur Jorge.

De lá para cá, passaram 22 épocas sem que FC Porto, Benfica e Sporting não conseguissem evitar perder pontos nos dois primeiros jogos da Liga.

Esta época esta maldição foi quebrada. o Benfica começou por vencer em casa o Braga por 3-1 e fechou a ronda com vitória suada em Chaves por 1-0. O Sporting bateu o Aves por 2-0 e o Setúbal por 1-0. Já o FC Porto goleou o Estoril por 4-0 e ganhou em casa do Tondela por 1-0.

Nesses 23 anos entre os dois últimos plenos dos ´três grandes` à 2.ª jornada, o FC Porto ganhou o campeonato por 13 vezes, o Benfica por seis e o Sporting dois. Pelo meio o Boavista conseguiu o seu único título na prova.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.