A 13 de janeiro de 1988, o FC Porto conquistava em pleno estádio das Antas a primeira, e única, Supertaça Europeia do futebol português.

Depois da brilhante conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em Viena, frente ao Bayern Munique, a equipa azul-e-branca disputava na época seguinte pela primeira vez a Supertaça europeia frente aos holandeses do Ajax comandados então pelo já mítico Johan Cruyff.

Numa final disputada a duas mãos, o FC Porto venceu ambos os jogos por 1-0 frente a uma equipa onde atuavam vários jogadores que viriam a contribuir para a vitória da Holanda no Campeonato da Europa de 1988, e que se apresentava para a final da Supertaça europeia como vencedora da Taça das Taças, depois de ter batido por 1-0 o FC Lokomotive de Leipzig.

No jogo da primeira mão, o FC Porto venceu o Ajax por 1-0 com um golo do "gigante" Rui Barros. Na decisão do troféu em pleno estádio das Antas, a 13 de janeiro de 1988, coube a António Sousa selar a glória portista com um golo aos 70' minutos.