O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, assumiu esta terça-feira que o projeto empresarial levado a cabo nos últimos anos pelo clube da Luz levou a um aumento do passivo aparentemente incomportável, mas que há outros clubes em Portugal com passivos superiores aos apresentados pela SAD encarnada.

"O Benfica teve de investir para chegar aqui. Pode dizer que houve alguns
investimentos mal feitos, mas todas as grandes empresas já o fizeram.
Não é o maior passivo do futebol português, não falo de aparentemente.O que posso garantir é que não há reservas no
Benfica e as contas são aquelas", atirou Luís Filipe Vieira sobre o passivo do clube.

"Os rivais apresentam aparentemente passivos inferiores, mas o passivo do Benfica é
consolidado, não me compete estar a denunciar que quais os clubes. O que eu sei é que o
passivo do Benfica é gerivel, o Benfica não está em liquidação, o que
posso dizer é que o ativo é maior do que o passivo. Há um clube em
Portugal que tem um passivo maior do que o do Benfica. O Benfica até
hoje não falhou um compromisso, pagamos uma taxa de juro como uma
empresa normal, o Benfica quer ter um projeto pensado em termos
empresariais", acrescentou o líder da SAD encarnada.

"Acho que antes de mais não podemos voltar para trás pois recuperámos a credibilidade. Hoje o Benfica é um clube de referência e não pode colocar em causa o que está a fazer, a nossa vontade é manter a competitividade da equipa e que os jogadores tenham o compromisso com os objetivos dos clubes e todos vamos tentar fazer, isso eu sei", acrescentou Luís Filipe Vieira sobre a credibilidade financeira do clube.

"Posso apenas confirmar que a águia vitória já teve uma proposta"

Questionado sobre a eventual venda de jogadores, Luís Filipe Vieira assumiu que o Benfica tem de "manter os compromissos", mas garantiu que não pode falar devido às regras de mercado da CMV.

"Se temos de vender jogadores? Primeiro de tudo, o Benfica tem de assumir todos os seus compromissos, logicamente que o dinheiro faz falta, temos de manter a credibilidade, não posso dizer que vão sair jogador A ou B ou que não vão sair. Se tiver de sair alguém é para manter os compromissos. Posso apenas confirmar que a águia vitória já teve uma proposta.

"Há muita gente que fala no passivo, o Benfica como é grande empresa, vamos facturar 130 milhões de euros, e o passivo é o de uma grande empresa 400 milhões de euros, cerca de 300 milhões de instituições financeiras. Uma empresa como o Benfica tem de estar sempre a investir. Em 2001 andava com a mala às costas. Hoje temos um estádio que deixa orgulhos qualquer português com a final da Liga dos Campeões, investimos na Benfica TV. investimos em termos desportivos, investimos em todas as modalidades, temos uma fundação, é um Benfica dos sócios", sentenciou Luís Filipe Vieira.