No ninho da águia, e no dia de abrir as portas ao seu vizinho “Leão”, o Benfica  acabou por sorrir mais vezes. De todas as 87 vezes que recebeu o Sporting no Estádio da Luz conseguiu 46 vitórias, contra 18 derrotas e 23 empates, ao longo de mais de 75 anos.

O primeiro registo de confronto entre encarnados e verdes data do ano de 1934. Nesse ano, na Luz, o primeiro dérbi terminou com um empate a um golo.

Já o último confronto na Luz, na temporada anterior, em Abril, na 26ª jornada, o Benfica venceu o rival Sporting por 2-0, com golos de Cardozo e Aimar.

Este será o dérbi número 192 em jogos oficiais, mas será a 153ª vez que se confrontam para a Liga portuguesa. Neste quadro mais geral, o Benfica volta a mostrar a sua superioridade, bastando para isso verificar os números: 69 vitórias, contra 45 derrotas e 38 empates.

A última vez que o actual campeão nacional Benfica perdeu para o Sporting foi na época 2008/2009, a 21 de Fevereiro de 2009, com bis de Liedson e outro de Derlei. Reyes e Cardozo ainda marcaram mas os três pontos ficaram em Alvalade.

Actualmente, o Benfica ocupa um 13º lugar na I Liga com 3 pontos (um triunfo e três derrotas) e Sporting conta com 7 pontos (duas vitórias, um empate e uma derrota).

O primeiro dérbi desta época, que também é um clássico, terá inicio às 20h15, na Luz, onde tudo pode acontecer e só a vitória interessa a ambos para não perderem mais terreno face ao líder FC Porto e vice-líder Vitória de Guimarães.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.