O Benfica conseguiu esta noite de sábado o regresso à liderança da liga portuguesa de futebol, juntamente com o FC Porto, ao bater o Vitória de Guimarães por 3-0. As águias foram mais fortes no jogo da Luz e os homens do ataque resolveram a partida: Cardozo bisou e Lima também fez o gosto ao pé.

Como era de esperar, foi o Benfica quem entrou no comando do jogo e desde cedo começou a pressionar o Vitória de Guimarães, que sempre que podia espreitou, com perigo, o contra-ataque.

Em resposta aos primeiros remates de Lima e Cardozo, os vimaranenses podiam mesmo ter chegado ao golo, aproveitando a pouca rotina competitiva de Luisinho, que por duas ocasiões deixou a bola nos pés de jogadores do Guimarães e possibilitou à equipa de Rui Vitória apanhar os encarnados em contra pé, com Toscano a não conseguir levar a melhor sobre Artur.

Ainda assim, o Benfica não baixou o ritmo e apesar de ter canalizado a maior parte dos seus ataques pelo lado direito, com Maxi e Salvio, chegou ao golo numa jogada pelo flanco esquerdo, com Ola John a colocar a bola milimetricamente na cabeça de Cardozo.

O paraguaio marcou perto do intervalo e logo após o recomeço teve nova oportunidade, de pénalti, a castigar falta de Addy. Na conversão, Cardozo confirmou o bis e ofereceu ao Benfica uma segunda parte bastante mais descansado do que se podia eventualmente esperar.

O golo acabou com as expetativas de um bom resultado do Vitória de Guimarães na Luz e o Benfica aproveitou, não só para gerir, como para construir um resultado mais volumoso. Podia Cardozo ter selado um hat-trick, mas foi Lima a assinar o 3-0, depois de uma tabela com o colega de ataque.

Com este triunfo, o Benfica volta a igualar o FC Porto na liderança do campeonato nacional, com 20 pontos.