O Vitória de Setúbal assegurou hoje um empate (1-1), no terreno do Vitória de Guimarães, graças a um remate certeiro de Nuno Valente, aos 90+1 minutos, num encontro relativo à sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Os vimaranenses, superiores na maior parte do jogo, colocaram-se em vantagem, graças a um cabeceamento forte de Osorio, aos 61 minutos, mas os sadinos, que, ao longo do jogo, sentiram muitas dificuldades para incomodar a baliza contrária, chegaram ao empate nos descontos, após um remate à entrada da área do médio que entrara aos 85 minutos.

A formação treinada por Luís Castro registou, com o empate, o segundo jogo consecutivo sem vencer e ocupa o nono lugar da competição, com sete pontos, ao passo que os homens de Lito Vidigal averbaram o quinto jogo consecutivo sem vitórias na I Liga - perderam três desses encontros - e ocupam a 14.ª posição, com cinco.

Com um trio atacante renovado - Ola John, Davidson e Alexandre Guedes - face à derrota na ronda anterior, no reduto do Portimonense (3-2), a turma minhota teve mais bola nos primeiros 20 minutos e revelou-se pressionante sem ela, com Tozé, principalmente, a dificultar a saída de bola sadina.

Os vimaranenses, porém, não traduziram o domínio inicial em lances de perigo, e a primeira ocasião clara do encontro pertenceu aos homens treinados por Lito Vidigal: Costinha aproveitou uma bola perdida na área vimaranense para rematar a milímetros do poste esquerdo da baliza de Douglas, aos 19 minutos.

Com três novidades na equipa titular - Nuno Pinto, Mikel e Costinha -, os setubalenses começaram a aparecer em zonas mais adiantadas, mas a formação anfitriã respondeu e quase fez o golo inaugural, quando Tozé, isolado por Davidson após contra-ataque conduzido pelo corredor central, rematou contra o corpo de Joel Ferreira (26 minutos).

O ritmo de ambas as equipas decaiu no último quarto de hora da primeira parte, fase com um único lance de relevo - um cabeceamento por cima de Alexandre Guedes, aos 45+1 minutos -, mas voltou a subir no início da etapa complementar, com Douglas a ter de esforçar para evitar o golo sadino, num livre batido por Nuno Pinto, aos 50.

Depois de Joel Pereira ter atirado contra Alexandre Guedes numa reposição de bola, aos 57 minutos, os minhotos voltaram a subir no terreno, com mais velocidade no seu jogo, e chegaram à vantagem pouco depois, com Osorio a desferir um cabeceamento forte e certeiro no 'coração' da área, após livre de Tozé, na direita.

Os vimaranenses controlaram a última meia hora de jogo e aproximaram-se do segundo golo em remates de Davidson (69 e 77 minutos) e de Celis (85) ao lado, mas a equipa de Setúbal ainda conseguiu o golo que lhe valeu um ponto, com um disparo forte de Nuno Valente à entrada da área, na sequência de um corte da defesa minhota.

Notícia atualizada às 20h45