O defesa Ibrahima Bamba transferiu-se do Vitória de Guimarães para o Al Duhail, atual campeão do Qatar, depois de três épocas ao serviço dos minhotos, informou hoje o clube da I Liga portuguesa de futebol.

Em nota publicada no sítio oficial, os vimaranenses referem que o Al Duhail “negociou com a SAD do Vitória Sport Clube a compra do passe” e que o defesa de 21 anos assinou um “contrato de longa duração”, sem especificarem a verba envolvida na transferência, nem a duração do contrato.

O jogador com nacionalidades italiana e costa-marfinense transfere-se para o clube que, na época 2021/22, foi orientado pelo treinador português Luís Castro, depois de ter sido o quarto elemento do Vitória com mais minutos na edição 2022/23 da I Liga portuguesa – 2.329 minutos, repartidos por 28 jogos.

Nascido na cidade italiana de Vercelli e formado no clube daquela cidade no noroeste do país transalpino, o Pro-Vercelli, Ibrahima Bamba mudou-se para Guimarães na época 2020/21 e realizou 23 partidas pela equipa B do Vitória, antes de se estrear pela equipa principal em 27 de fevereiro de 2022, na derrota frente ao Benfica (3-0), em Lisboa.

O defesa contabilizou 42 jogos oficiais ao serviço da equipa principal do Vitória e foi convocado pelo selecionador de Itália, Roberto Mancini, para um estágio de observação na localidade de Coverciano, em Florença, em maio de 2022.