O Moreirense está a realizar uma temporada acima das expectativas e ocupa atualmente o quinto lugar na I Liga, posição que dá acesso às provas europeias da próxima época. No entanto, no plano legal tal pode não acontecer.

O jornal Record escreve esta sexta-feira na edição impressa que o clube de Moreira de Cónego "não cumpriu com todos os pressupostos anteriores", nomeadamente a pré-inscrição na data legal na primeira fase (dia 20 de dezembro, a data limite para uma candidatura inicial). Hoje, dia 1 de março, é o prazo limite para a entrega dos documentos finais

O emblema do concelho de Guimarães ainda não se pronunciou sobre o tema, nem FPF e UEFA, pelo que será necessário aguardar até ao fim deste prazo para que alguma das entidades que gerem o futebol nacional e europeu confirme quais os clubes inscritos para as competições europeias ou o clube de Moreira de Cónegos tome uma posição.

Recorde-se que, na época passada, o Desportivo das Aves enfrentou um problema idêntico. Depois de ter conquistado a Taça de Portugal frente ao Sporting, os avenses tinham direito a um lugar na fase de grupos da Liga Europa, mas o clube acabou por não conseguir participar nas provas europeias, depois de ter falhado os prazos de inscrição na UEFA.