“Todos os jogos são decisivos”, “é um jogo que vale apenas três pontos como os outros” e “o próximo jogo é sempre o mais importante”. Estes três chavões foram tantas vezes repetidos no futebol português que todos certamente já os ouvimos nos últimos anos. Porém, neste campeonato em que o Benfica tenta o primeiro ‘tri’ em 40 anos, o FC Porto eleva ainda mais a forte aposta no mercado e o Sporting ressurge sob a orientação de Jorge Jesus, há seis jogos que são mais decisivos que os outros: os embates entre os três grandes.
Essa história começa logo a escrever-se à quinta jornada, com o clássico FC Porto-Benfica. Depois de várias épocas em que águias e dragões se encontravam quase sempre em ‘cima da meta’, no que funcionava invariavelmente como um tira-teimas decisivo, desta feita o duelo acontece com a ‘procissão ainda no adro’.
Os bicampeões nacionais visitam primeiro o Dragão, onde venceram em 2014/15, por 0-2, graças a um ‘bis’ de Lima, e recebem à 22ª jornada a formação da Invicta na Luz. Se recuarmos à temporada transacta encontramos um nulo (0-0) que praticamente abriu caminho à revalidação do título para o Benfica, quando já só faltavam quatro jogos para o fim do campeonato.
E é precisamente com o Benfica, de Rui Vitória, que continua esta história dos grandes duelos, ao ter encontro marcado com o rival Sporting para a oitava jornada. Após o escaldante choque na Supertaça, cujo triunfo no Estádio do Algarve coube aos leões, os encarnados recebem Jorge Jesus na Luz pela primeira vez depois de seis anos marcantes à frente dos encarnados.
Na temporada transacta, o jogo terminou empatado a um golo entre os dois emblemas lisboetas. Curiosamente, o mesmo resultado repetiu-se então na segunda volta, num duelo que acabou simbolicamente por afastar o Sporting da luta pelo título. Desta feita, o desafio da da segunda volta fica agendado para a 25ª ronda.
Quanto ao último capítulo desta obra – que se inicia hoje com o jogo Tondela-Sporting -, é o duelo entre Sporting e FC Porto que pode ter um efeito decisivo na reta final da Liga. O clássico entre leões e dragões está marcado para a 15ª jornada, ou seja, haverá um clássico a três jornadas do fim.
Na época anterior, os leões deram-se mal na Invicta, mas não perderam em Alvalade. Um registo que Jorge Jesus quer agora melhorar para atacar o primeiro título para o Sporting desde 2002. No mesmo sentido, esta poderá ser a derradeira oportunidade de Julen Lopetegui, após um primeiro ano sem títulos. Agora, resta esperar pelos Clássicos…
Comentários