Sérgio Conceição já conquistou os adeptos do FC Porto. Em pouco tempo, o técnico colocou os azuis-e-brancos a praticarem um futebol atrativo, com muitos golos e recuperou alguns jogadores que pareciam desmotivados. Na pré-época os ´dragões` não perderam qualquer jogo e até aplicaram algumas goleadas. Resultados e exibições mais que suficientes para ´conquistar` Jaime Magalhães, antigo médio do FC Porto.

"Por aquilo que vi, tirando o jogo com o Gil Vicente, que foi o menos conseguido, mas acabamos por vencer [3-1], estou a gostar. O próprio treinador disse também que não gostou desse treino. Sobre o plantel, houve muitos regressos de jogadores que estavam emprestados, com mais experiência, mais rotinas de jogo, e isso faz com o que o FC Porto esteja bem e nos dê algumas garantias, tanto a nós, adeptos, como ao próprio treinador", disse o antigo médio do FC Porto, em conversa telefónica com o SAPO Desporto.

Dos ´três grandes`, o FC Porto foi quem menos se reforçou. Os azuis-e-brancos apenas contrataram o guarda-redes Vaná, numa época difícil a nível financeiro já que a SAD entrou em incumprimento com o fair-play financeiro da UEFA. Daí que a aposta tenha sido feita nos jogadores que estavam emprestados.

"Estes jogadores ganharam mais experiência, mais traquejo, jogando fora do clube. Jogador que fique no banco um ano ou dois é complicado. Se for para fora e jogar, já é muito bom. E com a situação da financeira que o FC Porto atravessa não era possível ir buscar jogadores de renome. Este ano, com a prata da casa e com os jogadores que voltaram, pode ser que as coisas corram melhor para o FC Porto, para os adeptos ficarem satisfeitos", desejou.

Um FC Porto à Porto

Em relação a época passada, o esquema tático é o mesmo, mas a forma de jogar mudou. Magalhães elogia a forma com Conceição conseguiu colocar a equipa a jogar à sua imagem.

"[Sobre a forma de jogar] também depende da disponibilidade dos jogadores. Há jogadores que podem fazer várias posições, como o Ricardo que numa parte joga a lateral e noutra aaj extremo direito. É um jogador muito rápido, que dá muita valor ao seu lado direito, sem menosprezar o valor do Maxi, que já tem uma certa idade, mas não pode ser comparado ao Ricardo, que é mais jovem. Acho que temos uma equipa muito dinâmica, tanto na esquerda como na direita. Há ainda o Aboubakar que pode fazer uma boa dupla com o Soares, dupla essa que está a funcionar bem, temos o Otávio que está a jogar bem. Se Deus quiser, esperemos que o FC Porto nos dê muitas alegrias este ano", vaticinou.

"Isso também é a imagem do treinador. O Sérgio tenta pôr os jogadores a trabalharem mais um pouco, a correrem mais um pouco. Praticamente são os mesmo da época passada, com alguns regressos. A diferença no treinador é que é muita. No jogo com o Gil Vicente o Sérgio Conceição disse que não gostou do que viu porque foi um ´deixar andar` o tempo, marcamos um golo cedo... o Sérgio vai fazer com o que a equipa jogue à Porto mesmo", concluiu.

Danilo tem de ficar

No que toca a saídas, ainda alguns jogadores poderão deixar o clube, como é o caso de. Tudo dependerá das propostas. Jaime Magalhães espera que o médio fique já que, se sair, será complicado arranjar um substituto à altura.

"Não será fácil perder um jogador com a qualidade do Danilo. Quando chegou ao clube assumiu logo um grande papel no meio-campo do FC Porto, tanto que foi chamado à Seleção portuguesa e hoje é um pilar da Seleção. Por isso está sujeito a sair, mediante a proposta. Mas de certeza que o FC Porto já está precavido contra esta situação. Se sair, o FC Porto já tem um substituto a altura", sublinhou.

A Primeira Liga 2017/2018 arranca este domingo com o Desportivo das Aves - Sporting, às 18h00. Na quarta-feira, 9 de agosto, o FC Porto recebe o Estoril às 19h00, o Benfica joga na Luz com o SC Braga às 21h00. A ronda fecha na 5.ª feira com o Vitória de Guimarães - Desportivo de Chaves.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.