O treinador do Sporting de Braga, Jesualdo Ferreira, disse hoje que quer aproveitar a receção ao Rio Ave, domingo, da nona jornada da I Liga de futebol, para «renovar a confiança» da equipa.

O Sporting de Braga vem de uma derrota caseira diante a Académica (1-0), a terceira consecutiva no campeonato (quarta no total), que atirou a equipa para o oitavo lugar e para um clima de crise interna, com contestação a jogadores e técnico.

Jesualdo Ferreira recusou comentar a petição pública lançada esta semana na internet com o objetivo de o demitir, notou que ainda não está cumprido um terço do campeonato e frisou a necessidade de «renovar a confiança» e retomar a «qualidade de jogo» que a equipa já teve esta temporada.

«Acima de tudo, temos que ter um Braga mais confiante, idêntico ao que esteve com o Sporting, por exemplo. Nos últimos jogos temos sofrido golos muito cedo e não temos reagido bem a isso. O quadro atual não é agradável, mas não é de forma a pôr tudo em causa», disse.

O técnico considerou ainda que «os jogadores têm dado respostas muito positivas dentro do quadro que a equipa atravessa» e destacou ainda a importância do Braga ser «uma equipa equilibrada».

«Queremos ganhar o jogo, sabemos que vamos estar por cima em algumas situações e temos que aproveitar, mas o adversário vai querer aproveitar as suas características» mais de contra-ataque, afirmou na antevisão da partida.

Jesualdo Ferreira recusou a ideia deste poder ser um jogo decisivo para si e para o Sporting de Braga e notou que o atual saldo negativo de golos (11 marcados e 13 sofridos) é a questão central do momento "arsenalista".

«Precisamos de marcar mais golos, estamos insuficientes nessa matéria», disse.

Na quarta-feira, Alan disse que tem faltado sorte e concentração em alguns momentos e Jesualdo Ferreira concorda com o "capitão" da equipa.

«Todas as equipas, por melhores que sejam, têm momentos desses [de desconcentração], pelo que temos que concluir que sim, mas esses dados não podem ser isolados de uma situação mais global. O jogo com o Sporting e a forma como se desenrolou marcou todos os seguintes e isso só se ultrapassa ganhando», concluiu.

Sporting de Braga, oitavo classificado, com 12 pontos, e Rio Ave, nono, com 10, defrontam-se no domingo, no Estádio Municipal de Braga, às 19h45, em jogo que será arbitrado por Jorge Tavares, do Porto.