O dérbi de domingo, entre Benfica e Sporting, a contar para a 26.ª jornada da I Liga de futebol, vai proporcionar o 15.º embate entre Jorge Jesus e Jesualdo Ferreira, num historial dominado pelo atual treinador "leonino".
Nas 14 partidas que colocaram frente a frente os dois experientes técnicos, o "professor" somou o dobro dos triunfos alcançados por Jesus (oito contra quatro), num percurso que regista ainda dois empates.
O último encontro entre ambos aconteceu há cerca de três anos, na penúltima ronda da I Liga 2009/10, a primeira de Jorge Jesus no Benfica e a última de Jesualdo Ferreira no FC Porto.
Os portistas, já afastados do título, receberam o rival e venceram por 3-1, com golos de Bruno Alves, Farías e Belluschi, adiando a festa benfiquista para a semana seguinte.
No entanto, o saldo dessa época acabou por ser favorável a Jorge Jesus, já que antes desse clássico, o Benfica tinha batido os "azuis e brancos" na primeira volta (1-0) e na final da Taça da Liga, no Algarve (3-0).
Assim como no último embate oficial entre ambos, o primeiro também pendeu para o lado do agora técnico "leonino", no decorrer da temporada 2003/04 e logo num "fervoroso" dérbi minhoto.
Em dezembro de 2003, o Sporting de Braga, comandado por Jesualdo Ferreira, recebeu e venceu o Vitória de Guimarães, de Jorge Jesus, por 2-1, com tentos do sueco Soderstrom e do brasileiro Wender, de nada valendo o golo tardio de Marco Couto.
Quatro meses depois, no encontro da segunda volta, o lateral esquerdo Rogério Matias ofereceu a Jorge Jesus o primeiro dos quatro triunfos sobre Jesualdo Ferreira, ao apontar golo solitário da vitória vimaranense (1-0).
O reencontro só sucederia mais de um ano depois, em maio de 2005, na última jornada da I Liga 2004/05, já com o técnico benfiquista ao leme do Moreirense, que recebeu e bateu os bracarenses por 2-1, naquela que foi a última vitória de Jesus, até rumar à Luz.
Durante esse período, Jorge Jesus apenas alcançou dois empates, ao serviço de Belenenses (2007/08) e Sporting de Braga (2008/09), em contraste com os seis triunfos de Jesualdo Ferreira, primeiro ao serviço dos bracarenses e, depois, pelo FC Porto.
O 15.º capítulo deste historial tem lugar domingo, a partir da 20:15, no Estádio da Luz, com o dérbi entre Benfica e Sporting, da 26.ª jornada da I Liga.