O Sporting foi derrotado pelo Vitória de Setúbal na terceira jornada da Taça da Liga e aumentou para nove o número de encontros perdidos esta temporada. O registo, que chega no arranque da segunda volta do campeonato, iguala a pior série de Jorge Jesus em janeiro desde a sua segunda época no Benfica em 2010/2011.

A prestação na Europa foi a competição que mais 'desaires’ trouxe ao treinador português que perdeu cinco dos seis jogos que fez na fase de grupos da Liga dos Campeões. Ao insucesso europeu juntam-se as derrotas frente a Rio Ave (5ª jornada), Benfica (13ª jornada) e SC Braga (14ª jornada) para o campeonato e o encontro no Bonfim de ontem que resultou na eliminação da Taça da Liga.

A última vez que Jorge Jesus chegou a esta altura do ano (janeiro) com nove derrotas foi na sua segunda temporada com o Benfica em 2010/2011 onde as competições europeias também tiveram ‘culpa’ no mau registo.

Enquanto treinador dos 'encarnados', Jorge Jesus começou a época a perder a Supertaça para o FC Porto de André Villas-Boas. No campeonato, o Benfica somou, até janeiro de 2011, quatro derrotas (Académica, Nacional, Vitória Guimarães e FC Porto). Na fase de grupos da Liga dos Campeões também sofreu quatro 'desaires' (Schalke 04, Lyon, Hapoel Tel-Aviv e Schalke 04) que resultaram num terceiro lugar e a ida para a Liga Europa.

E depois de janeiro ?

Até ao final da época, o Benfica de Jorge Jesus acabaria por perder por mais cinco vezes até ao fim de 2010/2011 ficando pelas 14 derrotas na temporda. Em relação às provas, o ano dos 'encarnados' em 2010/11 terminaria com um título conquistado: Taça da Liga frente ao Paços de Ferreira.

No campeonato, o treinador português colocou o Benfica no segundo lugar atrás do FC Porto de Villas-Boas que foi campeão enquanto na Taça de Portugal foi eliminado nas meias-finais pelos 'dragões'.

Nas competições europeias, Jorge Jesus deixou o Benfica pela fase de grupos da Liga dos Campeões, mas foi até às meias-finais da Liga Europa. Nas meias-finais foi onde o clube da Luz perdeu frente ao SC Braga acabando por ficar pelo caminho.

Este ano, a vida de Jorge Jesus está bastante diferente. Na segunda temporada no comando técnico do Sporting, o treinador português está fora da Taça da Liga (Fase de grupos) e das competições europeias (Fase de grupos da Liga dos Campeões sem Liga Europa). Na Taça de Portugal continua em prova e vai enfrentar o Desportivo de Chaves na próxima eliminatória.

Em relação ao campeonato, segue na quarta posição atrás de SC braga, FC Porto e Benfica. Em termos pontuais, está em igualdade pontual com o Vitória de Guimarães com 30 pontos, menos oito do líder, Benfica.

Jorge Jesus chegou ao clube leonino na temporada passada depois de ter terminado o seu contrato com o Benfica. Na altura, a chegada do treinador português fez correr muita tinta uma vez que o técnico trocou as ‘águias’ pelos ‘leões’ depois de seis anos na Luz. Desde que chegou a Alvalade, Jorge Jesus conquistou apenas um troféu: Uma Supertaça frente ao Benfica de Rui Vitória.