Sporting e Moreirense medem forças este domingo, em encontro da 21.ª jornada da I Liga. O jogo marca o reencontro entre Jorge Jesus e Augusto Inácio. Os dois técnicos vão defrontar-se pela oitava vez, com vantagem para Jesus.

Este é um duelo de altos e baixos, de paz mas também de ´guerra` em alguns momentos entre os dois treinadores. Os dois técnicos já se sucederam em várias equipas, pelo que a relação entre ambos nem sempre foi a melhor. A ida de Jesus para o Sporting acabou por trazer um pouco de paz nas palavras de ambos. Augusto Inácio era o Diretor Geral para o Futebol do Sporting mas, com a chegada de Jesus, foi ´despromovido` para o cargo de Diretor das Relações Internacionais do clube verde-e-branco. Esta época, o antigo lateral esquerdo do Sporting mas também do FC Porto pegou no Moreirense e levou-o até a vitória na Taça da Liga.

O primeiro bate-boca entre Jesus e Inácio aconteceu em 1997. Augusto Inácio deixou o Felgueiras em boa posição para subir à primeira Liga e foi treinar o Marítimo que estava no escalão superior. Jesus foi ocupar o seu lugar mas acabou por não conseguir a promoção. No final da época, o atual técnico do Sporting disse que se "tivesse entrado mais cedo" o Felgueiras tinha conseguido a subida. A declaração não caiu bem em Augusto Inácio, o que levou a que a relação entre ambos azedasse. "O que esse senhor fez não merece o meu respeito", disse, na altura, Inácio, numa entrevista ao jornal Record.

Os caminhos dos dois treinadores voltariam a cruzar-se no Minho mas agora no maior clube da cidade de Guimarães. Augusto Inácio de Guimarães saiu do Vitória de Guimarães no final de 2003, deixando os ´conquistadores` numa posição crítica na tabela. Jesus foi o homem escolhido para ocupar o seu lugar, tendo conseguido a manutenção na I Liga. Apesar da permanência, viria a sair no final da época já que nunca conquistou a exigente plateia vimaranense.

A título de curiosidade, os dois técnicos coincidiram em Alvalade como jogadores em 1975/1976. Inácio viria a ter mais sucesso com a bola nos pés.

A respeito do jogo de domingo entre ambos, o jornal Record compilou uma série de declarações dos dois treinadores depois dos jogos entre ambos.

Jogos entre Jesus e Inácio

Liga 1999/2000, 21ª jornada
E. Amadora-Sporting, 0-0
O Sporting de Inácio empata com o Estrela da Amadora de Jesus, num jogo de muita luta e pouco futebol. Jesus regozija-se por ter travado o adversário, enquanto Inácio lamenta o excesso de faltas dos jogadores rivais.

Jesus: "A tática sobrepôs-se à técnica"
Inácio: "Afinal o Estrela é que tem muitos jogadores manhosos…"

Liga 2001/02, 12ª jornada
O duelo de vitórias acaba sem vencedor mas ambos os técnicos reclamam ter estado por cima. Inácio, do V. Guimarães, acusou Jesus de jogar para o ponto, algo que este refutou por completo.

Inácio: "A haver um vencedor teria de ser o V. Guimarães porque o adversário desejou sempre o empate"
Jesus: "Fomos uma equipa de risco! Se alguém tentou e procurou ganhar taticamente este jogo, foi o V. Setúbal"

Liga 2003/04, 22ª jornada
V. Guimarães- Belenenses, 0-1

O V. Guimarães de Jesus joga melhor mas os três pontos são dos azuis do Restelo, treinados por Inácio. O Vitória não consegue sair do penúltimo lugar da classificação.

Jesus: "O Belenenses nada fez para ganhar!"
Inácio: "Fomos impecáveis taticamente! A nossa vitória é incontestável"

Liga 2004/05, 31ª jornada

Moreirense-Beira-Mar, 0-0

Novo duelo, novo empate que não serviu a ninguém já que ambos estavam com a ‘corda na garganta’, rumo à descida de divisão. No final do jogo, não faltou a habitual troca de palavras. Inácio treinava o Beira-Mar, Jesus o Moreirense. Curiosamente ambos só fizeram sete jogos nestas duas equipas nessa época.

Inácio: "O que ele fez hoje foi copiar o que eu faço!"
Jesus: "Isso é conversa da treta! É fácil de ver quem plagia quem..."

Liga 2009/10, 10ª jornada
Benfica-Naval, 1-0
Só aos 89 minutos o Benfica de Jesus conseguiu levar a melhor sobre o velho rival Inácio, com golo de Javi Garcia.

Jesus: "Dada a qualidade que apresentámos, era injusto não ganharmos. Este jogo só teve um sentido"
Inácio: "O Benfica tem uma grande equipa e mereceu vencer, mas não foi melhor do que a Naval"

Liga 2009/10, 25ª jornada
Naval-Benfica, 2-4

Os homens da Figueira da Foz ainda assustam o Benfica que esteve a perder por 2-0 aos 12 minutos. Talvez por isso, Jesus tem palavras de elogio para com Inácio pela primeira vez em largos anos.

Jesus: "O Benfica é um justo vencedor, mas quero sublinhar que a Naval é uma equipa muito boa que conseguiu confundir o Benfica nos minutos iniciais"
Inácio: "Foi pena mas quero registar que a Naval não precisa de autocarros. Até parece que é a única equipa em Portugal que joga de uma forma defensiva"

Liga 2012/13, 30ª jornada
Benfica-Moreirense, 3-1

O Benfica recebe e vence o Moreirense com sentimentos...simétricos. Jesus acabara de perder o campeonato e a Liga Europa no final da época, Inácio não consegue evitar a descida de divisão do Moreirense e ruma ao Sporting. Em ambos os clubes o ambiente é de ´cortar a faca`.

Jesus: "O Benfica não morreu na praia. Há muitos que morrem afogados a meio da prova e nem à praia chegam. O FC Porto ganhou uma competição enquanto o Benfica esteve em todas as frentes até ao fim"
Inácio: "Há clubes com ordenados em atraso, mas os jogadores assinam papéis a dizer que não. E desce um clube que não deve nada a ninguém. O campeonato não é sério..."