João Capela afirmou que o videoárbitro é uma realidade que está em Portugal para ficar. Na Conferência videoárbitro: A tecnologia ao serviço da verdade desportiva que decorreu esta terça-feira na Escola Maria Amália Vaz de Carvalho, o árbitro português afirmou que Portugal e aFederação Portuguesa de Futebol estão de parabéns por terem tido a coragem de ser pioneiros nos testes do VAR.

"O VAR é uma realidade que se vai manter. Portugal só pode estar satisfeito porque foi pioneiro. Gostaria de felicitar a FPF pela coragem que teve na introdução. Nós adaptamos  a nossa realidade e implantamos o videoárbitro. Este é um ano de testes. A forma com se tem desenvolvido tem sido uma referência a nível mundial nas boas práticas ligadas ao videoárbitro".

Sobre as dificuldades que os árbitros portugueses têm na adaptação à novas tecnologias inerentes ao processo de arbitragem, João Capela utilizou o seu exemplo pessoal de 20 anos de arbitragem que foram reformulados em dois meses.

"A maior dificuldade foi mudar rotinas de arbitragem de 20 anos em dois meses como foi o meu caso. Este dificuldades de arbitrar sem este sistema levou a uma adaptação em que tivemos uma formação intensa embora só a prática de ser videoárbitro é que nos faz crescer".

Sobre o futuro, João Capela não tem dúvidas de que o VAR continuará a ser um dos elementos do futebol. A expetativa do árbitro português é que continue a ser positivo para o futebol.

"Tentamos sempre que as nossas decisões sejam as mais certas possíveis. É uma ferramenta que se for bem utilizada vai contribuir para um futebol mais positivo. Não vejo o futuro sem o VAR. Estamos muito satisfeitos e queremos continuar a desenvolver o projeto contribuindo de forma positiva para o futebol"

Recorde-se de que o videoárbitro se estreou este ano em Portugal na escalão principal. A liga portuguesa é um dos pioneiros na introdução desta nova tecnologia. Todos os encontros do campeonato em Portugal são acompanhados por dois videoárbitros na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.