Promete ser o próximo grande fenómeno da Academia leonina e curiosamente ficou na retina de João de Deus, num treino dos juvenis.

Em declarações ao jornal 'A Bola', o então treinador da equipa B do Sporting viu um "rapaz alto e esguio, que fintou um, dois, depois outro e fez um chapéu ao guarda-redes".

Estupefacto, João de Deus questionou a antiga glória leonina, Manuel Fernandes: "Viste isto?".

"Não perdi muito tempo, solicitei logo ao Virgílio (Diretor do centro da Academia) para o Rafael Leão começar a treinar-se na equipa B".

O jovem jogador precisou de autorização especial para competir pela equipa B, mas continuava a competir nos escalões de formação.

Dado o potencial do extremo foi João de Deus que aconselhou a direção leonina a fazer um contrato vitalício com o jogador. João de Deus recordou ainda uma frase que é paradigmática da confiança que deposita no potencial de Rafael Leão.: "Este menino ainda vai pagar uma Academia nova".

Sobre as características do 'menino', o técnico de 41 anos considera que o extremo é muito completo: "É muito habilidoso, capacidade de desequilibro diferente e não sendo um velocista é rápido e com passada rápida.

Com cinco jogos nesta temporada, Rafael Leão já apontou dois golos em cinco participações de leão ao peito, frente ao Oleiros e FC Porto.

O jogador tem contrato até 2022 e uma cláusula de rescisão fixada em 45 milhões de euros.