O oficial do exército, de 42 anos, árbitro desde 1987/88, ajuizou esta época 11 jogos na Liga e oito na Liga de Honra, tendo exibido em média cinco cartões amarelos por encontro. O vermelho saiu do bolso oito vezes e em sete delas mostrado directamente.

O encontro marcado para as 20:45 de terça feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, será o segundo “derby” lisboeta arbitrado por João Ferreira.

O “juiz” da associação de Setúbal volta a mediar um confronto entre estes dois “grandes”, depois de ter apitado a vitória dos “leões” sobre as “águias”, por 3-0, na época de 2000/2001.

Esta época, João Ferreira estreou-se na Liga na recepção do tetracampeão FC Porto ao Nacional, na segunda jornada, encontro em que mostrou quatro cartões amarelos, dois deles ao avançado Oliveira - que resultaram na única expulsão por acumulação da época deste árbitro - e um vermelho directo a Cléber.

Depois, o árbitro setubalense ajuizou, na terceira ronda, a vitória do Sporting de Braga frente ao Belenenses (3-1), quando mostrou apenas três amarelos.

Duas jornadas depois, João Ferreira arbitrou triunfo do Leixões, também por 3-1, sobre o Vitória de Guimarães, no jogo em que exibiu mais cartões, um vermelho directo, a Douglas, e 10 amarelos, precisamente o dobro dos que mostrou, à sétima jornada, na vitória do Benfica, por 3-1, no terreno do Paços de Ferreira.

À 11.ª jornada, o setubalense voltou a arbitrar os bracarenses na vitória caseira sobre a União de Leiria (2-0), com um saldo de dois amarelos, e, volvidas duas jornadas, esteve na vitória do Paços de Ferreira diante do Nacional (2-1), quando “amarelou” sete jogadores.

Já em Janeiro de 2010, João Ferreira apitou a goleada do Benfica ao Marítimo (5-0), quando mostrou dois cartões vermelhos directos aos "insulares" Olberdam e Robson e três amarelos.

A partir daí, o setubalense arbitrou encontro sem expulsar nenhum jogador.

Na vitória do Sporting de Braga sobre o Sporting, na 17.ª jornada, mostrou sete amarelos, no encontro entre Feirense e Beira-Mar, para a Liga de Honra, exibiu três, na recepção da Naval 1.º de Maio ao Vitória de Guimarães apenas um e dez no “clássico” entre Sporting e FC Porto.

Durante o mês de Março, João Ferreira dirigiu, para a Liga de Honra, o triunfo da Oliveirense sobre o Trofense (3-1), mostrando seis amarelos e um vermelho directo, e do Santa Clara diante do Portimonense (3-0), com três amarelos e outra expulsão.

O regresso à Liga principal ocorreu na 24.ª jornada, no confronto entre o Leixões e a Naval 1.º de Maio (1-0), quando admoestou seis jogadores.

Na Liga, João Ferreira mostrou 55 cartões amarelos, um vermelho por acumulação e quatro directos em onze encontros, enquanto nos oito da Liga de Honra, exibiu 35 cartões amarelos e expulsou três jogadores: Bruno Sousa e Pedro Ribeiro (Trofense) e Ivanildo (Portimonense).