João Pereira, treinador do Sporting sentou-se ao início da tarde desta sexta-feira em frente aos jornalistas para fazer a anteivão ao encontro da jornada 12 com o Santa Clara, sábado, em Alvalade, e abordar ainda outros assuntos da atualidade dos leões.

Disponibilidade de Debast e sobre o Santa Clara: "Zeno [Debast] já está disponível. É a equipa sensação da Primeira Liga, é muito organizada a nível tático. Estivemos preparados para este desafio e queremos a vitória.

Sente-se que tem margem de erro zero? Estou a desenvolver o meu trabalho com a equipa técnica, tentamos fazer o máximo . Estou tranquilo, [mas sabemos] que os treinadores são avaliados pelos resultados.

Gosta deste sistema do 3-4-3, porque já se jogava assim ou por convicção?

"Gosto deste sistema por convicção, quem teve a oportunidade de seguir os sub-23 do Sporting e equipa B, era o sistema utilizado, com comportamentos diferentes, mas os princípios são idênticos, jogadores percebem o que é pedido. o que aconteceu com o Arsenal foi uma derrota. Na segunda parte estivemos mais perto do 3-2, do que sofrer o 4-1. Se tivéssemos feito o 3-2, possivelmente a história podia se outra. Temos que olhar em frente, foco em ganhar os próximos jogos."

Questão do erro de casting e ataque ao mercado? Até a abertura do mercado falta algum tempo, temos que estar preparados para os próximos jogos.

Sobre a afirmação sobre o erro de casting: Aproveito para pedir desculpa, porque não me lembrei que tinha dito aquilo [na conferência de imprensa] foram três flashes seguidos. o que queria dizer é que foi um percalço. Não me expressei da melhor forma, mas temos sempre a aprender."

O que os jogadores têm que fazer de diferente para esquecerem a derrota? "Os jogadores reagiram bem durante a semana, a resposta do Hjulmand demonstrou a mentalidade do plantel, Equipa com mentalidade vencedora, é o que temos de ter."

Gyokeres ficou em branco frente ao Arsenal, e foi 'gozado' por jogador adversário, num festejo, vai dar resposta? Sobre Marcus Edwards vai mantê-lo no onze?

"É um jogador como os outros. Todos contam. Quando ao Viktor, não se deixa abalar, teve uma ou outra oportunidade, mas de certeza que vai dar uma boa resposta."

Marcus Edwards na posição do Pedro Gonçalves. É a melhor opção para render o jogador na posição?

"O Maxi já fez a posição, o Conrad também. Escolhemos consoante as características. Achei que era o jogador certo e continuo a apoiar o jogador. O Maxi costuma jogador mais vezes na frente. Quando defendemos defendemos todos, quando atacamos atacamos todos.

Considera que é o primeiro grande teste da equipa técnica, frente ao Santa Clara, e se vamos ver novamente João Simões: "Ele vai estar na convocatória, depois depende do jogo e do que o jogo precisa no momento. O primeiro grande teste era com o Amarante, porque foi o primeiro, o Santa Clara também o é. O jogo a seguir é sempre o mais importante, e vamos entrar para ganhar contra o Santa Clara. "

"É o primeiro jogo do campeonato [desta equipa técnica], e queremos dar uma boa resposta", acrescentou.

Já pensa no dérbi de dezembro com o Benfica, será decisivo para as contas do título?

"Nenhum campeonato se decide em dezembro e há tantos jogos antes desse dérbi, mas agora temos que pensar no Santa Clara. Só vale a pena pensar no jogo que vem a seguir."