Os futebolistas internacionais do Sporting de Braga Eduardo, Custódio, Ruben Micael e Éder lamentaram hoje a perda do ídolo Eusébio, que hoje morreu, vítima de uma paragem cardiorrespiratória.
«Um dos momentos mais ingratos para um jogador profissional de futebol é, sem dúvida, o momento em que perde um ídolo, a referência de toda uma carreira. Hoje, em pleno estágio, acordámos com a pior notícia: tínhamos perdido Eusébio, tínhamos perdido um ídolo», pode ler-se na mensagem divulgada no sítio oficial do clube bracarense na Internet.
Os quatro jogadores bracarenses recordaram o apoio que o “Pantera Negra” conferia aos internacionais portugueses, quando vestiam a camisola das “quinas”.
«Para nós, jogadores que com inegável orgulho representam a seleção nacional, Eusébio era muito mais do que a generalidade das pessoas possam imaginar. A sua presença transmitia-nos força, fazia-nos sentir ainda mais orgulhosos no momento da vitória e apoiados no momento da derrota», referem.
O guarda-redes Eduardo, os médios Custódio e Ruben Micael e o avançado Éder revelam a tristeza, mas enaltecem o orgulho e o privilégio de terem privado com Eusébio.
«As tuas palavras Eusébio ficarão para sempre na nossa memória e vão servir-nos de guia para o resto das nossas carreiras e das nossas vidas. Estamos tristes, mas por outro lado orgulhosos e com a noção de que fomos uns privilegiados por ter contactado de perto com uma das maiores figuras que o nosso País já conheceu», concluem os internacionais lusos, em nome de todo o plantel, com um sentido: «Obrigado Eusébio!».
Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04:30 vítima de paragem cardiorrespiratória.
O “Pantera Negra” ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos.
Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar.
Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.
O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio estará em câmara ardente no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), a partir das 17:30 de hoje, anunciou hoje o Benfica, com a missa a realizar-se na segunda-feira às 16:00 na Igreja do Seminário no Largo da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se realiza às 17:00.