FC Porto e Benfica protagonizam domingo, no Estádio do Dragão, o clássico que poderá começar a decidir a Liga 2010/2011 de futebol, num cenário em que as “águias” não têm praticamente margem de manobra.
Um mau início de campeonato, que se transformou num autêntico pesadelo, colocou o campeão em título Benfica a sete pontos do rival FC Porto, criando um fosso difícil de encurtar para a equipa de Jorge Jesus frente aos “dragões”, que respiram confiança.
Em nove jornadas, os “azuis e brancos” consentiram apenas a perda de pontos (num empate em Guimarães) por uma vez, o que dá à equipa de André Villas-Boas uma “almofada” de segurança enorme para a conquista do título.
Uma vitória no domingo aumentaria a diferença para dez pontos, algo que à décima jornada – um terço do campeonato – é muito complicado de recuperar, como tem vindo a mostrar a história da Liga portuguesa.
Neste jogo, o Benfica precisa de mostrar todos os trunfos, sobretudo aqueles que esta época ainda não foi capaz de colocar “em cima da mesa”, com várias das suas unidades em sub-rendimento (Maxi, Saviola, ou até o lesionado Cardozo).
No lado do FC Porto, que hoje defronta o Besiktas, na Liga Europa, Villas-Boas ainda tem em dúvida o médio Fernando, que se lesionou frente à Académica, enquanto, na equipa da Luz, o goleador Cardozo tem sido baixa, bem como o polivalente Ruben Amorim, afastados há vários jogos da equipa.
A meio da semana o Benfica arrancou uma vitória frente ao Lyon, por 4-3, e depois de ter estado a vencer, por 4-0, em jogo da Liga dos Campeões em que o médio argentino Pablo Aimar foi poupado devido a uma gastroenterite.
A 10.ª jornada pode ser fundamental para as contas do título, mas também para a capacidade do candidato Sporting, a dez pontos do líder, e que na ronda discute directamente o terceiro lugar com o Vitória de Guimarães.
O jogo está agendado para segunda-feira no estádio de Alvalade (19:45) e a equipa de Paulo Sérgio está igualmente obrigada a vencer, caso queira tirar dividendos do clássico: seja por uma aproximação ao FC Porto ou para igualar o Benfica.
Para os “leões” é de certa forma um teste, num campeonato em que têm sido demasiado irregulares (quatro vitórias, duas derrotas e três empates), com um percurso pouco condizente com o de um candidato ao título.
Em derrapagem parece também estar o super-Sporting de Braga da última época, longe dos argumentos de um vice-campeão e que na última ronda permitiu ao Rio Ave, em Vila do Conde, a sua primeira vitória do campeonato.
A equipa, sexta na Liga, com os mesmos pontos da Académica (5ª, com 14), tem perdido força a nível interno, embora a próxima ronda seja acessível, recebendo em casa o Beira-Mar e tendo, por isso, a possibilidade de recuperar para os da frente.
A Académica de Coimbra, a fazer uma boa campanha, cumpre no sábado a décima jornada com uma visita ao terreno do também “promovido” Portimonense (21:15), num jogo em que os “estudantes” tudo tentarão para não descolarem do grupo da frente.
Programa da 10.ª jornada:
- Sexta-feira (05 Nov.):
Vitória Setúbal – Rio Ave, 20:15 (SportTV1).
- Sábado (06 Nov.):
Paços de Ferreira – Nacional, 19:15 (SportTV1).
Portimonense – Académica, 21:15 (SportTV1).
- Domingo (07 Nov.):
Marítimo – União Leiria, 16:00.
Naval – Olhanense, 16:00.
Sporting Braga – Beira-Mar, 18:00 (SportTV1).
FC Porto – Benfica, 20:15 (SportTV1).
- Segunda-feira (08 Nov.):
Sporting – Vitória Guimarães, 19:45 (TVI).
Comentários