Os futebolistas que participem nos encontros da nona jornada da I Liga vão entrar em campo com uma camisola alusiva ao dia mundial do AVC, contendo a mensagem “Seja mais rápido que um AVC”, anunciaram hoje os promotores.

“Este pode ser o jogo da sua vida” é uma iniciativa conjunta do Serviço de Neurologia do Hospital Egas Moniz, Nova Medical School, da Universidade Nova de Lisboa, Sociedade Portuguesa de Acidente Vascular Cerebral e Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia de Intervenção.

Aqueles organismos pretendem alertar para a importância de acionar rapidamente os serviços de urgência após os primeiros sinais de alerta, assinalando o sucesso do tratamento de fase aguda depende do tempo decorrido entre o início dos sintomas e a chegada de ajuda médica.

Os promotores da iniciativa lembram que todos os anos morrem mais de 6,5 milhões de pessoas em todo o mundo vítimas de AVC e que, em Portugal, três pessoas sofrem um AVC a cada hora, um dos quais resulta em morte e metade dos restantes em sequelas incapacitantes.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.