O Benfica regressa domingo aos Barreiros, onde foi eliminado da Taça de Portugal, para defender a liderança da Liga de futebol, numa ronda em que o outro comandante, o FC Porto, visita o Beira-Mar, a melhor defesa.
A 12.ª jornada é de alto risco para os “encarnados”, que na última semana viram cair um dos objetivos da época, ao perderem com o Marítimo (quarto classificado do campeonato) por 2-1, nos oitavos de final.
No jogo da Taça, Jorge Jesus não apresentou o melhor “onze”, o que poderá acontecer desta vez, até porque é provável o regresso do “capitão”, o central brasileiro Luisão.
O jogo surge quatro dias depois da última jornada da Liga dos Campeões, prova em que os “encarnados” são os sobreviventes lusos, depois do FC Porto ter sido relegado para a Liga Europa, como terceiro do seu grupo.
O Marítimo, sob o comando de Pedro Martins, tem sido uma das melhores equipas da primeira metade da Liga – seis vitórias, quatro empates e uma derrota -, a apenas um ponto do Sporting, terceiro classificado, e cinco dos líderes FC Porto e Benfica.
O campeão nacional FC Porto vive num “meio-termo”: depois de ter superado na última jornada o Sporting de Braga em casa (3-2), visita no sábado o Beira-Mar, poucos dias depois de ter falhado o acesso aos “oitavos” da Liga dos Campeões.
Um “nulo” no Dragão, frente aos russos do Zenit, foi insuficiente para o FC Porto continuar na Liga “milionária”, numa época em que também já foi afastado da Taça de Portugal (3-0 em Coimbra) e na qual Vítor Pereira continua a ser um técnico pouco consensual.
A equipa defronta o nono classificado da Liga e o menos batido da competição, com apenas seis golos sofridos, num jogo em que os “dragões” também têm o estatuto de ataque mais concretizador (28 golos marcados).
O Sporting, que vem de uma derrota na Luz (1-0) e que terminou assim uma série de sete triunfos seguidos, tem um teste com elevada probabilidade de sucesso, recebendo em casa um “inconstante” Nacional (12.º).
Na abertura da ronda, o Sporting de Braga (5.º) também não deverá, no plano da teoria, ter dificuldades frente ao Paços de Ferreira, a fazer uma época má e no papel de “lanterna vermelha” da Liga (duas vitórias, dois empates e sete derrotas).
No domingo, os “aflitos” Rio Ave (15.º) e União de Leiria (14.º) jogam em casa frente a Gil Vicente (7.º) e Vitória de Guimarães (8.º), respetivamente, enquanto o Vitória de Setúbal (11.º) joga no mesmo dia no Bonfim, com o Feirense (13.º).
A jornada fica concluída na segunda-feira, com outra “boa surpresa da Liga”, o Olhanense (6.º) a receber a Académica (10.ª), a fazer uma das piores séries da época e sem vencer desde a sexta jornada (quatro derrotas e um empate).
Programa da 12.ª jornada:
Sexta-feira, 9 dez:
Sporting Braga – Paços de Ferreira, 20:15 (SportTV1).
Sábado, 10 dez:
Beira-Mar – FC Porto, 18:30 (SportTV1).
Sporting – Nacional, 20:30 (TVI).
Domingo, 11 dez:
Rio Ave – Gil Vicente, 16:00.
Vitória Setúbal – Feirense, 16:00.
União Leiria – Vitória Guimarães, 18:15 (SportTV1).
Marítimo – Benfica, 20:15 (SportTV1).
Segunda-feira, 12 dez:
Olhanense – Académica, 20:15 (SportTV1).
Comentários