A saída de Jorge Costa da Académica, por “motivos de ordem pessoal”, aconteceu na segunda-feira, mas só hoje foi anunciada pelo clube, que deixou os adjuntos Ricardo Chéu, Virgílio Fernandes e Rui Correia no comando da equipa até “encontrar a melhor solução”.

Após um bom início de época, com um triunfo na primeira jornada por 2-1 sobre o Benfica em pleno Estádio da Luz, Jorge Costa deixa a Académica depois de a equipa sofrer duas goleadas, por 5-1 em casa com o Marítimo e por 5-0 no terreno do Sporting de Braga.

As saídas de treinadores de equipas da Liga começaram bem antes de se iniciar o campeonato, com Lito Vidigal a ser despedido pela União de Leiria em 7 de Julho, após se incompatibilizar com a Direcção, sendo substituído três dias depois por Pedro Caixinha.

O holandês Mitchell van der Gaag foi o primeiro treinador a ser despedido na presente edição da Liga portuguesa, tendo deixado o Marítimo à quarta jornada.

Antes de ser substituído por Pedro Martins, Mitchell Van Der Gaag tinha conseguido levar a equipa insular ao “play-off” da Liga Europa, mas somava apenas um ponto em quatro jogos a nível interno.

A Naval 1.º de Maio, última classificada da Liga, já despediu dois treinadores: no domingo demitiu Rogério Gonçalves após a 14.ª jornada, depois de ter dispensado o francês Victor Zvunka no final da sexta ronda.

No sábado, a 11.ª derrota em 14 jornadas, em pleno Estádio Municipal José Bento Pessoa, diante da União de Leiria, levou os responsáveis do clube da Figueira da Foz a decidirem-se pela saída do técnico.

Zvunka fora demitido após a sexta ronda, com a equipa na 14.ª posição, mas a Naval 1.º de Maio segue agora no último posto do campeonato, com escassos cinco pontos e a oito da “linha de água”.

Fernando Mira vai voltar a assumir o comando interino da equipa da Figueira da Foz, tal como sucedera anteriormente.

- Mudanças de treinador em 2010/2011:
Data      Clube          Sai                   Entra
Pré-época União Leiria   Lito Vidigal                Pedro Caixinha
=============================================================
Jor. Clube          Sai                   Entra
 4.ª Marítimo       Mitchell van der Gaag Pedro Martins
 6.ª Naval 1.º Maio Victor Zvunka         Rogério Gonçalves
14.ª Naval 1.º Maio Rogério Gonçalves     Fernando Mira a)
14.ª Académica      Jorge Costa           Adjuntos interinos
a) - Técnico interino.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.